Geral

Curso de Serviço Social promove capacitação dos candidatos a conselheiros tutelares

20/08/2019

19:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de formação dos candidatos a conselheiros tutelares de Passo Fundo ocorreu na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), entre os dias 14 e 16 de agosto de 2019. Esse curso consiste em uma das etapas do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares, que deve ocorrer em todos os municípios brasileiros até o mês outubro. A capacitação é fruto de uma parceira da Prefeitura de Passo Fundo e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) com o curso de Serviço Social e o Centro Regional de Educação (CRE/Faed).

Segundo a coordenadora do curso de Serviço Social, assistente social e professora Dra. Giovana Henrich, o curso foi organizado com carga horária de 20 horas e teve como objetivo promover a formação dos candidatos com base na Doutrina de Proteção Integral e no Estatuto da Criança e do Adolescente, oferecendo subsídios que permitam que eles possam desenvolver as atribuições do conselheiro tutelar de forma qualificada e eticamente comprometida. 

Dentre os conteúdos desenvolvidos, estiveram as atribuições e competências do Conselho Tutelar, o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e o cotidiano no exercício da função do conselheiro tutelar. Os professores ministrantes foram Me. Giovana Foppa, Dra. Cristina Fioreze, Me. Carina Tramontina, Me. Ângela Diana Hechler e Dra. Giovana Henrich, das áreas de Serviço Social, Direito e Pedagogia. 

A próxima etapa do processo consistiu na realização da prova, que ocorreu no dia 19 de agosto, na UPF.