Geral

Comissão de Ética e de Conduta da UPF promove primeira reunião

16/01/2019

15:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jessica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF) instituiu, na tarde dessa terça-feira, 15 de janeiro, a Comissão de Ética e de Conduta. Vinculada à Reitoria da UPF, é constituída por cinco docentes, um representante discente e um representante do corpo técnico-administrativo. O grupo é assim composto: professor Dr. Felipe Cittolin Abal, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); professor Dr. Rafael Frandoloso, coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua); professor Dr. Ricardo Zanella, representante da Câmara de Ensino de Graduação; professora Dra. Marilene Rodrigues Portella, representante da Câmara de Extensão; professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, representante da Câmara de Administração; Diego Cunha Rodrigues (titular) e Paulo Ricardo Andrade Nobre (suplente) – representantes do corpo técnico-administrativo; Bruno Almeida Silva (titular) e Mariá Battesini Teixeira (suplente) – representantes do corpo discente.  Como presidente e vice-presidente da Comissão, foram eleitos, respectivamente, os professores Felipe Cittolin Abal e Rafael Frandoloso. 

O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria e pautou as atribuições da Comissão, estabelecidas no Código de Ética e de Conduta da UPF. Entre elas,  responder a consultas ligadas ao Código de Ética e aos demais postulados éticos da Instituição; receber denúncias contra membros da Universidade por infração às normas do código e a demais normas éticas; encaminhar as conclusões das denúncias às instâncias institucionais para as providências cabíveis, realizando o devido acompanhamento; instalar e proceder à mediação interna sobre as denúncias existentes; elaborar materiais e ações de divulgação das atitudes éticas esperadas, dos deveres e direitos dos membros da Universidade. No que se refere às denúncias, estas podem ser recebidas pela Ouvidoria e também por meio dos instrumentos de Avaliação Institucional. 

O Código foi publicado em 2018 e tem por base o exercício da transparência, da responsabilidade e da democracia e, sobretudo, a superação de modelos autoritários e tecnocráticos na gestão e nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.