Geral

Colóquio 100 Josué Guimarães (1921/2021) aberto a comunicações

31/03/2021

15:13

Por: Assessoria de Imprensa

Resumo do trabalho deve ser enviado até o dia 15 de abril

O Colóquio 100 Josué Guimarães (1921/2021), que ocorre de 3 a 7 de maio, de forma on-line, estará aberto a comunicações. Os interessados devem enviar o resumo do trabalho até o dia 15 de abril. O evento terá a participação de críticos e pesquisadores tanto da obra de Josué, quanto de aspectos relacionados a sua personalidade, como o jornalismo e a política. 

Em 2021, Josué Guimarães, um dos mais queridos escritores nascidos no Rio Grande do Sul, fará 100 anos. Jornalista, político e escritor, Josué Guimarães dedicou a vida à palavra como meio de tentar interferir no histórico de violências e injustiças que caracteriza nossa sociedade. Como profissional, em múltiplas funções na imprensa, de cronista a editor, foi um jornalista crítico e combativo. Como político, envolvido no idealismo por uma sociedade melhor, enfrentou a realidade de ser um sujeito visado e jamais completamente adequado às demandas partidárias. Já maduro, foi à literatura como forma urgente de denunciar e iluminar sobre a vida e suas dores. Mais tarde, nos últimos anos, dedicou-se à formação de leitores, sendo o escritor que primeiro respaldou o projeto das Jornadas de Literatura de Passo Fundo. 

A programação do Colóquio 100 Josué Guimarães conta com a participação de importantes nomes, os quais irão tratar da presença do autor de  Os tambores silenciosos na atualidade, da mesma forma como refletir sobre tópicos como os arquivos literários, a narrativa realista e o leitor atual, as relações entre jornalismo, ficção, política e história. 

O evento estará aberto a comunicações, com temáticas relacionados à sua biografia, a aspectos articulados aos temas de sua produção estética, à sua visão política em um contexto de fatos e acontecimentos que parece atualizar-se no presente: 

a. Josué Guimarães, palavra, literatura e história 
b. Literatura e jornalismo 
c. Arquivos literários: catalogações, gêneses, descobertas 
d. Política, literatura e linguagens 
e. Literatura e jovens: para formar leitores 

Mais informações AQUI