UPF Serviços

Arquivo Histórico Regional/UPF reabre em novo endereço a partir de dezembro

23/11/2021

11:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Depois de um processo de quase dois anos de mudança e organização do acervo, o Arquivo Histórico Regional (AHR) reabre para pesquisas em novo espaço

O Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF) está em novo endereço e reabre no dia 1º de dezembro. Desde o início de 2020, o Arquivo estava com suas portas fechadas ao atendimento público, primeiro em função da pandemia e na sequência, em razão da organização para a mudança de sede. O AHR tem 37 anos de existência e funcionava no Campus III da UPF, no Centro. Agora, a nova sede está localizada no Campus I, no subsolo do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

A nova sede está localizada no Campus I,
no subsolo do prédio do IFCH

A partir de dezembro, os interessados em conhecer, visitar ou pesquisar nos fundos documentais poderão acessar o espaço novamente. O processo de mudança foi complexo em razão dos cuidados especiais necessários para evitar danos aos documentos. “Foram meses de trabalho incessante da equipe para organizar, encaixotar, transportar, higienizar e deixar tudo pronto para que o atendimento aos pesquisadores e a comunidade em geral seja novamente possibilitado de modo profissional, ágil e seguro, além de gratuito”, explica a coordenadora do AHR, professora Dra. Gizele Zanotto.

O Arquivo, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF, é um centro regional de guarda, conservação e disponibilização à consulta ou pesquisa de documentos de seu acervo. São cerca de 900 fotografias e filmes e mais de 50 mil edições de jornais impressos, revistas, almanaques, fora os milhares de outros tipos de acervo como arquivos públicos, sociais, judiciários, privados, biblioteca auxiliar e de prefeituras de Passo Fundo e Lagoa Vermelha.

O novo espaço oferece melhores condições de atendimento ao público e também de conservação e preservação do acervo, que exige ventilação, iluminação controlada, baixa umidade e variação de temperatura dos ambientes em que são alocados. O Arquivo subsidia inúmeras pesquisas, especialmente de estudantes de Passo Fundo e região, e é aberto a toda comunidade. 

Acervo Nicolau Araújo Vergueiro

Riqueza de acervo
O Arquivo abrange documentos raros e de suma importância para preservação da história como Leis do Império, o acervo Nicolau Araújo Vergueiro e cópia do documentário do centenário de Passo Fundo, por exemplo. É dividido por tipos de acervos: comunicação social (jornais e revistas da cidade, região, estado e país); documentos públicos das esferas federal, estadual e municipais; documentos sociais de entidades; acervo fotográfico, de microfilmes e audiovisual; documentação do judiciário; biblioteca auxiliar; e documentação da Secretaria de Terras de Passo Fundo, com mapas e registros de compra e venda de lotes na região.

Agendamento 
Em função das medidas de prevenção e controle da pandemia, o número de pessoas no espaço será limitado, conforme recomendações sanitárias vigentes. Assim, antes de dirigir-se ao AHR, o pesquisador ou visitante deve agendar horário e turno de trabalho enviando e-mail para ahr@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8516. Os atendimentos serão realizados a partir de dezembro, de segunda a quinta-feira, durante manhã e tarde.

Os interessados em pesquisar ou conhecer o espaço podem visitar os catálogos organizando previamente a lista de interesse (livros, documentos, relatórios, mapas, etc.). Os catálogos podem ser visualizados em www.upf.br/ahr/acervo.