Ensino

Álcool gel a partir de vodcas apreendidas

29/05/2020

08:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Transformação é feita por acadêmicos e professores do curso de Engenharia Química da UPF

Rotineiramente a Receita Federal realiza apreensão de produtos comprados ou vendidos de forma irregular. Esses materiais, muitas vezes, são destinados à instituições ou entidades que utilizam a matéria bruta ou, quando é possível, transformam o produto. Foi assim que a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Engenharia Química, transformou vodca em álcool gel.

De acordo com a professora Dra. Aline Dettmer, coordenadora do curso de Engenharia Química, houve um contato com a delegacia da Receita Federal de Passo Fundo para verificar a disponibilidade de bebidas e a possibilidade de doação. Ela ressalta que havia uma quantidade considerável de bebidas disponíveis e que, após uma conversa com a Reitoria, foi solicitado um ofício para efetivar o pedido e a doação das bebidas.
 
Aline explica que a equipe utiliza a vodca, que já possui 40% de álcool em sua composição. “O processo consiste em destilar as bebidas, de forma a concentrar a parte mais volátil (álcool) em uma corrente e a menos volátil em outra, da mesma forma que acontece com a produção comercial do etanol”, esclarece, ressaltando que o equipamento utilizado é a coluna de destilação fracionada, também usada nas aulas práticas do curso.
  
Qualidade testada
Após a produção do álcool, a equipe enviou o material para análise microbiológica e cromatográfica no Centro de Pesquisa em Alimentação (CEPA). Na análise microbiológica, observou-se que ambos apresentaram resultados similares, os lotes 1 e 2 do álcool 70% (produzido no laboratório) e o álcool 70% comercial, ou seja, o álcool obtido das bebidas conta com a mesma eficácia do álcool comercial. “Além da avaliação microbiológica também foram realizados ensaios cromatográficos, pode-se dizer que há similaridade do padrão cromatográfico entre as três amostras (álcool 70° comercial, álcool 70° obtido a partir das bebidas e a bebida, vodca). O Cromatograma sobreposto demonstra que o sinal é referente ao etanol. Não foram identificados outros compostos durante o ensaio”, destaca.

A professora pontua que o álcool será destinado para doação e para utilização dentro da própria UPF.