Pesquisa e Inovação

Agronegócio sustentável como alternativa para o desenvolvimento

04/03/2024

15:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima / Camila Guedes / Carol Simor

Cada vez mais, a sustentabilidade surge como um fator determinante para todos os setores e isso não é diferente com o agro. Destaque na pesquisa e na inovação, a UPF apresenta na Expodireto 2024 uma série de debates que trazem à tona a temática. A movimentação é promovida na Casa UPF pelo TecnoAgro, associação que integra o ecossistema de inovação do UPF Parque.

Presente no encontro, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Antônio Thomé, destacou a relevância do assunto e pontuou que o TecnoAgro surgiu como uma ferramenta que conecta a comunidade e a Universidade. Também marcaram presença os representantes da Diretoria Executiva do TecnoAgro, Rodinei Candeia e Fernando Pilotto. 

O painel inicial apresentou o agronegócio sustentável a partir das práticas ESG (conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A pauta foi trazida pela secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen. 

Na sequência, o tema Descarbonização da Agricultura: Nova demanda do mercado globalizado foi apresentado pela pesquisadora Vanderlise Giongo da Embrapa Trigo. Dois temas finais fecharam o primeiro painel: Rastreabilidade na emissão de CO2: Desafio que requer o engajamento de todos no agronegócio, debatido por Ana Curia, da Be8; e Agricultura Regenerativa: O que vem a ser esse novo conceito na prática, trazido por José Denardin da Embrapa Trigo.