Ensino

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil visitam a Hidrelétrica de Salto Forqueta

06/12/2018

17:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) visitaram, na quarta-feira, 5 de dezembro, a Hidrelétrica de Salto Forqueta, localizada no município de São José do Herval. Os estudantes foram acompanhados pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, e pelo professor Dr. Pedro Domingos Marques Prietto.

O grupo, formado por 16 acadêmicos, integra a disciplina de Barragens, oferecida ao final do curso. “O assunto barragens é um tema bastante complexo porque é uma síntese de tudo o que se vê no curso de Engenharia Civil, tendo elementos de geologia, geotecnia, hidráulica e hidrologia. É uma obra de infraestrutura importante no que diz respeito às questões de energia. Então, dada essa complexidade, é fundamental que o estudante, além da parte teórica ou mesmo da parte prática, tenha essa experiência real de tudo aquilo que abordamos em sala de aula. Nesse tipo de disciplina, é fundamental que haja esse complemento com uma visita técnica em uma obra real”, explicou o professor Prietto. 

A geradora da hidrelétrica é uma das mais modernas do Rio Grande do Sul e é um marco no setor cooperativo e um referencial quanto à profissionalização para construção de hidrelétricas. Conforme Prietto, os estudantes, além de conhecerem a infraestrutura do local, realizaram uma atividade prática de avaliação da segurança da barragem.