Ensino

Acadêmicos do curso de Direito da UPF Casca realizam visitas técnicas

08/11/2019

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos do décimo nível do curso de Direito da UPF Casca realizaram, na quarta-feira, dia 7 de novembro, visitas técnicas à Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), ao Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Sul (TJRS) e à Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A atividade ocorreu como parte da prática jurídica da cadeira de Estágio Supervisionado III, ministrada pela professora Me. Nadya Regina Gusella Tonial. 

Na parte da manhã, os acadêmicos, juntamente com a professora Nadya, foram recebidos na OAB/RS pelo membro da Comissão de Estágios e Exame da Ordem da OAB/RS, Dr. Henrique Montagna Fernandes; pelo coordenador da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RS, Dr. Renan Cittadin Bitencourt; pela vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS (CJA), Dra. Bruna Razera; e pela julgadora da 9ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Delma Silveira Ibias. A visita ocorreu na Sala do Conselho Pleno da Ordem gaúcha. Na ocasião, um representante do Departamento de Eventos falou sobre a história e a estrutura da seccional. Ainda, os graduandos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e a atuação da OAB/RS, iniciativa que faz parte do projeto Conexão OAB.

À tarde, os acadêmicos visitaram o TJRS, conheceram a estrutura física do segundo grau de jurisdição da justiça gaúcha e também tiveram a oportunidade de assistir a sessões de julgamento das Câmaras do TJRS. Ainda, os estudantes foram recebidos pelo desembargador Túlio de Oliveira Martins, terceiro vice-presidente do TJRS, e pela assessora de gabinete Dra. Joseane Andreghetto, egressa da UPF Casca. Por fim, no TJRS, os estudantes puderam ouvir o egresso da UPF, também do curso de Direito da UPF Casca, Rafael Selonk, o qual explanou sobre a trâmite dos processos no TJRS.

Dando seguimento aos trabalhos da tarde, os acadêmicos visitaram a Assembleia Legislativa do RS, onde a conversa versou sobre o funcionamento desse Poder, bem como conhecimento da sua estrutura física.

Para a professora Nadya, as visitas técnicas têm como objetivo propiciar aos acadêmicos o aprimoramento dos conteúdos que são lecionados em sala de aula, visto que viabilizam a percepção da aplicação do Direito na prática. “As visitas representam a possibilidade que os estudantes têm de conhecer o funcionamento e a estrutura dos órgãos que compõem o Judiciário, o que facilita o desempenho da profissão jurídica que vierem a escolher”, destacou.