Ensino

Acadêmicos da UPF participarão do I Concurso de Júri Simulado da ESA/RS

25/06/2019

16:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programação, que envolve diversas instituições de renome do estado, ocorre de 15 a 17 de julho, em Porto Alegre

Visando aproximar os estudantes da prática jurídica, a Escola Superior da Advocacia do Rio Grande do Sul (ESA/RS) promove o I Concurso de Júri Simulado. A atividade ocorre de 15 a 17 de julho em Porto Alegre e reúne instituições de renome no estado, entre elas, a Universidade de Passo Fundo (UPF). Para esta edição, apenas 10 equipes foram selecionadas, contemplando os acadêmicos da Faculdade de Direito.

Para o professor Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, que acompanhará os acadêmicos no evento, a participação no Concurso tem um valor histórico, uma vez que realiza a sua primeira edição. Integram a equipe os acadêmicos Bia Makki Weinert, Bianca Buzatto, Felipe Honaiser, Lucas Oliveira, Leonardo Donato e Rafaela Ferrarese.

De acordo com Pereira Neto, a Faculdade tem tradição quando o assunto é júri simulado. Ele lembra que desde 2003 os estudantes são motivados e instigados a participar das competições realizadas entre turmas na Unidade. O objetivo, segundo ele, além de permitir que os estudantes desenvolvam a oratória e a argumentação, é aproximar a teoria da prática. “Para nós, é muito importante essa participação. Temos uma experiência e acadêmicos preparados para serem avaliados. Nosso desejo é conquistar uma boa avaliação e, quem sabe, a vitória”, destaca.

Além da UPF, participarão IPA, Univates, Uniritter, Imed POA, PUCRS, Ulbra Guaíba, Ulbra Canoas, UFRGS e Faculdade Dom Bosco.

A avaliação será feita por meio de uma banca que observará critérios como domínio da Língua Portuguesa e vocabulário, coesão da argumentação e poder de persuasão, raciocínio jurídico e poder de fundamentação, capacidade de interpretação, exposição e desenvoltura e obediência aos critérios éticos de regência da acusação e defesa.