Curso de extensão

Transtorno do Espectro Autista (TEA): da Avaliação à Intervenção

  • 30/11

  • IFCH - sala 227 - Campus I - Passo Fundo

Crianças e adolescentes com um dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) têm sido identificados com maior frequência do que ocorria até poucos anos atrás. Além de encontrarem dificuldades com o tratamento, muitas vezes ocorre a discriminação de indivíduos com TEA. Nesse sentido, a busca pela valorização e respeito pelas pessoas com autismo deve ser constante. Assim, cada vez mais é preciso o investimento em acesso a informações sobre o Transtorno, auxiliando na remoção de barreiras sociais e equívocos sobre o autismo.

Objetivos

  • Conhecer as formas de avaliação disponíveis com criança com TEA;
  • Aprender a reconhecer possíveis sinais do Transtorno;
  • Conhecer as formas de intervenção para o Espectro, englobando equipe multidisciplinar.

Programação

Princípios básicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Avaliação Psicológica em casos de suspeita de autismo.
Manejos posteriores, com equipe, escola e pais.
Formas de intervenção para o Espectro, englobando equipe multidisciplinar:
Neuropediatra - tratamento farmacológico
Terapeuta Ocupacional - Atividades de vida diária (AVDs) e desenvolvimento da motricidade fina
Psicopedagoga - aprendizagem (a recusa ao aprender) e manejos
Fonoaudióloga - desenvolvimento da fala.

Público-alvo

Profissionais e estudantes da área da educação e da saúde que atuem com crianças e adolescentes autistas.

Incrições, investimento e funcionamento

Período de inscrições: 01/11/2019 até 20/11/2019
Data do curso: 30/11/2019
Local: IFCH, sala 227, Campus I - Passo Fundo
Horário: das 8h15min às 12h e das 13h30min às 17h45min

Investimento:
Público - Valor da inscrição - Pagamento à vista
Aluno ativo UPF- R$ 60,00 - R$ 54,00
Alunos outras IES - R$ 80,00 - R$ 76,00
Público em geral -  R$ 100,00  - R$ 95,00
Professor UPF - R$ 80,00 - R$ 72,00

Ministrantes:

Carolina V. Azambuja - Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia- Cognição Humana (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência (InTCC POA). Psicóloga Clínica, realizando atendimento Psicoterápico e Psicodiagnóstico. Docente UPF.

Vanisa Viapiana - Psicóloga. Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS). Mestre e doutoranda em Psicologia- Cognição Humana (PUCRS). Docente UPF. Possui experiência em Psicologia Clínica, atuando principalmente nas áreas: Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Processos Cognitivos, Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Ana Luísa Dozza - Médica (UPF). Residência médica em Neurologia no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (UFRJ). Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense. É professora da disciplina de neurologia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Passo Fundo. Atuou como médica neurologista na APAE de Passo Fundo de 2012 à 2019. Apresenta treinamento em Intervenção ABA no contexto de terapia individualizada no Autismo. Atualmente realiza orientações acadêmicas em áreas referentes ao Transtorno do Espectro Autista. É pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista pela Child Behavior Institute of Miami.

Vivian T. Scotti - Terapeuta Ocupacional (Instituto Metodista-IPA, 2009), pós-graduada em:Terapia Ocupacional pediátrica pela AVM (2013); Transtornos de desenvolvimento da infância e adolescência (2017) pelo Centro Lydia Coriat; Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e em Intervenções Precoces no Autismo pela Centro Universitário Celso Lisboa e CBI of Miami (2020). Formação no Programa USC Chan de Certificação e Educação Continuada em Integração Sensorial pela University of Southern California Department of Occupational Science (USC, 2018).Formação nos Instrumentos de Avaliação Diagnóstica ADOS 2 (Autism Diagnostic Observational Schedule), Bayley III, Perfil Sensorial 2, Observações clínicas Estruturadas, Formação no conceito neuroevolutivo Bobath infantil, bobath baby e avançados, PNF/KABAT, método TREINI, Pediasuit.

Laís Mezzomo - Graduada em Pedagogia-LP (UPF). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Uniasselvi e Neuropsicopedagogia pela Censupeg. Atualmente atua como Psicopedagoga na Oficina de Aprendizagem de Passo Fundo, desenvolvendo práticas para promover habilidades na área da aprendizagem e comportamento com crianças do Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos da aprendizagem

Renata Simionato - Fonoaudióloga (UPF). Pós graduada em Neuropsicopedagogia pela Censupeg. Certificada para aplicação do Programa de Comunicação Alternativa PECS pelo PECS BRAZIL, certificação Introdutória no método Prompt pelo The Prompt Institute. Formações nos métodos ABA, TEACCH e DENVER. Atualmente atua como Fonoaudióloga na Oficina de Aprendizagem de Passo Fundo, nas áreas de comunicação, linguagem e fala com crianças no Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos de fala e linguagem.