Curso de extensão
Problemas Educacionais Contemporâneos II
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De 04 de março a 27 de maio
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19h20min
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100% On-line - Google Meet
Descrição
A tradição pedagógica moderna elegeu a educação pública como dispositivo pedagógico indispensável para a construção de sociedades democráticas. Autores como Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant e John Dewey, para apenas citar alguns, pensaram de maneira sistemática o nexo entre teoria educacional e teoria da democracia, justamente para mostrar o papel crítico e formador de cidadania que a escola pública desempenha. Considerando que na atualidade há um ataque sistemático a educação pública, a disciplina oferecida pretender resgatar o lugar e o papel da escola pública.
Inscrições e Investimento
Data de início: 23/02/2021
Data de término: 17/03/2021
Investimento:
R$40,00
Período de realização
De 04 de março a 27 de maio
Dia da semana: quinta-feira
Horário: 19h20min
Local: 100% on-line - Google meet
Carga horária: 40h
Programação
Março
04 Introdução ao programa: problematização inicial
11 A escola: uma questão pública
18 A filosofia, a escola e o experimentum formativo
25 Resistências ao cotidiano escolar de exceção
Abril
08 O governo biopolítico do tempo escolar
15 O sentido da educação na sociedade contemporânea
22 A autogestão nas escolas em Paris (1968) e em São Paulo (2015)
29 Uma escola filosófica popular
Maio
06 O mau encontro entre escola e humanismo
13 Filosofia da Educação e escola pública
20 Filosofia da Educação e escola pública em John Dewey
27 A escola contemporânea e a desertificação institucional
Ministrantes
Prof. Dr. Claudio Almir Dalbosco (UPF/Passo Fundo)
Prof. Dr. Marcelo José Doro (UPF/Passo Fundo)
Prof. Dr. Miguel da Silva Rossetto (UPF/Passo Fundo)
Prof. Dr. Samuel Mendonça (UNICAMP/Campinas)
Prof. Dr. Sílvio Gallo (UNICAMP/Campinas)
Coordenação
Prof. Dr. Claudio Almir Dalbosco - cadalbosco@upf.br