Curso de extensão

Linguagem e Trabalho: práticas discursivas na atividade laboral

  • De 28 de setembro a 30 de novembro - Terças das 19h às 21h30min

  • On-line

A ergologia é uma abordagem pluridisciplinar que propõe compreender e interceder da melhor forma sobre as situações de trabalho para adequá-las. O estudo da perspectiva ergológica permite maior atenção sobre a singularidade no modo de fazer de cada trabalhador e sua relação com a atividade de trabalho. Trazer a abordagem ergológica para os estudos linguísticos possibilita um olhar mais profundo e integrado sobre a ação laboral, visto que a linguagem ocupa um lugar primordial enquanto produtora e mediadora dos distintos ambientes que envolvem o mundo do trabalho. Nesse sentido, o curso proposto justifica-se pela possibilidade de permitir ao aluno uma compreensão sobre o sujeito trabalhador e o que ele tem a dizer sobre como realiza sua atividade, viabilizando futuras pesquisas que poderão contribuir para a melhoria das situações de trabalho. Esse curso irá proporcionar ao aluno conhecer melhor o trabalho e a atividade, de modo a observar as dramáticas vividas pelo trabalhador de uma forma inovadora e abrangente, utilizando teorias da linguagem como suporte para essa intercompreensão.

Objetivos
a)Fornecer embasamento teórico básico sobre ergologia;
b)Debater princípios e métodos da abordagem ergológica;
c)Contribuir para a identificação e discussão dos fundamentos ergológicos associados à linguagem;
d)Facilitar a identificação de interface entre os estudos linguísticos e ergológicos tendo como base a Análise do Discurso e a Ergologia ;
e)Oportunizar práticas de análise ergo discursiva aos participantes.


Inscrições
De 01.09 a 22.09

Período de realização do curso
De 28/09 a  30/11/2021 - Terças das 19h às 21h30min
Local: On-line
Carga horária: 20h

Investimento
Aluno ativo UPF
- R$ 60,00 - Desconto 10% à vista: R$ 54,00
Público em Geral – R$ 60,00 - Desconto 5% à vista: R$ 57,00


Ministrantes
 

Elaine Ribeiro
Bolsista Capes. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS. Mestre em Letras (UPF), Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola (URI), Graduação em Letras (URI), Professora de português/espanhol do Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo, Fraiburgo, SC. E-mail: laine2812@hotmail.com

Julia Caroline Goulart Blank
Bolsista Capes. Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Jornalista no Campus Ibirubá do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/ IFRS. E-mail: 181138@upf.br

Luis Henrique Boaventura
Bolsista PNPD/CAPES (UPF). Doutor em Letras (UPF-2017). Mestre em Letras. (UPF-2013). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. (UPF-2009). E-mail: luishboaventura@hotmail.com.

Neuzer Helena Munhoz Bavaresco
Bolsista Prosuc/Capes. Doutoranda em Letras pelas Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Especialista em ensino e aprendizagem de Língua Espanhola pela mesma instituição. Possui graduação em Letras (português e espanhol) pela UPF. E-mail: neuzermunhoz@gmail.com.

Keila de Quadros Schermack
Bolsista Prosuc/Capes. Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2013); Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2010). Ministra aulas particulares e atua como revisora de textos acadêmicos e publicitários. E-mail: keilaschermack@gmail.com.


Coordenação
Ernani Cesar de Freitas– ecesar@upf.br