Curso de extensão

Formação Docente para a Escola Digital: Caminhos e Conexões (módulo II)

  • De 1º de outubro a 1º de novembro

  • On-line

A pandemia de Covid-19 impactou o mundo em todas as áreas da vida em sociedade e produziu inúmeras alterações. Escolas, faculdades e universidades fecharam diante da impossibilidade de aulas presenciais devido à alta transmissibilidade do vírus.

As instituições educacionais, pela necessidade de manter vínculos com os alunos de alguma forma, se organizarem para atender às novas demandas que se apresentavam. As novas tecnologias tornaram-se uma aliada imprescindível nessa tarefa.

Diante deste contexto, o projeto Formação Docente para a Escola Digital: Caminhos e Conexões (módulo II) considera: a divisão UPF Online que objetiva assessorar as iniciativas de Educação a distância (EaD); as solicitações das instituições escolares para que possamos refletir e analisar juntos acerca das questões educacionais, visando à formação continuada.

Neste horizonte, a UPFOnline dirige seu compromisso às necessidades e perspectivas da sociedade atual ao ampliar o percurso formativo de professores e gestores por meio de conhecimentos pedagógicos, valorizando o engajamento com a educação básica.

Nesta perspectiva, o curso apresenta temas basilares relacionados a educação digital como o ensino e a aprendizagem. A Educação digital caracteriza-se pela prática de utilizar meios tecnológicos em métodos de ensino, frequentemente aliada à adoção de processos mais dinâmicos de aprendizagem. Na perspectiva da educação digital, a escola digital emblema a utilização de ferramentas digitais e de sistemas informatizados nos processos de ensino e de aprendizagem.

Objetivo

  • Contribuir na formação continuada de professores, gestores, acadêmicos, visando à qualificação das práticas docentes, por meio do desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, no âmbito da educação digital.
  • Fortalecer e aprofundar conhecimentos sobre o campo pedagógico com a finalidade de discutir estratégias de ensino, metodologias e avaliações e promover desafios no que concerne à educação digital.
  • Estimular, por meio de Plataformas Virtuais, a criação de redes de colaboração e de produção de saberes e de conhecimentos sobre as práticas pedagógicas.
  • Assessorar os docentes e gestores com relação à educação digital.

Inscrições
08/06 a 24/09/2021

Investimento
Público em geral: R$ 99,00
Desconto 5% à vista: R$94,05

Período de realização do curso
De 1º de outubro a 1º de novembro
Duração do curso: 20h
Modalidade: EAD
Local: EAD – Online  

Ministrantes

Daniel Dias
Analista em EAD na Divisão UPF Online, onde atuo com suporte e administração de videoconferências e streaming, possuo graduação em Administração ação do ambiente virtual Moodle, realização de oficinas, tutor de EAD, realizec pós-graduação em Gestão e Governança de TI. Sou professor dos cursos Ténicos em Radiologia e de Eletrotécnica na disciplina de Informática Básica.

Rafaela Bohrz
Possui graduação em Letras, habilitação Inglês e Português pela Universidade de Passo Fundo (2008), pós-graduação em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (2015) e mestrado em Educação na Universidade de Passo Fundo (2017). Atua como Assistente em EaD na Divisão UPF Online na Universidade de Passo Fundo desde 2010, tendo experiência como administradora do ambiente virtual Moodle, projeto e execução de cursos online, conteudista, tutoria presencial e virtual e formação docente e discente para a modalidade a distância. Além disso, possui vivências no planejamento e realização de cursos online voltados ao ensino básico, graduação, especialização, Rede e-Tec Brasil e Formação Inicial e Continuada (FIC).

Rita de Cassia Ritzel
Possui graduação em Estudos Sociais - Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e Pós-Graduação Lato Sensu em Tutoria em EaD; Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EaD pela Uninter e Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é Assistente em EaD na Universidade de Passo Fundo.

Luciane Spanhol Bordignon
Docente da Universidade de Passo Fundo, Doutora em Educação (UFRGS ) e Assessora Pedagógica da Divisão UPF Online.

Teofanes Foresti Girardi
Doutora em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2020). Mestre em Projeto e Processos de Fabricação pela Universidade de Passo Fundo ? UPF (2015). Especialista em Ergonomia pela Universidade de Passo Fund ? UPF (2011). Graduada em Design pela Universidade Luterana do Brasil ? ULBRA (2009). Atualmente é professora adjunta I da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF; integra o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP); também atua junto ao setor EaD da UPF Online. Consultora em Design estratégico para Inovação de produtos e serviços. Pesquisadora em Design para Serviços de Saúde e Bem-estar. Tem experiência nas áreas de Design, Ergonomia e Engenharia, com ênfase em tecnologias e no desenvolvimento de produtos e serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: Design HealthCare, User Experience (UX), Design Thinking, Saúde Digital, Impressão 3D, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação.

Coordenação
Roberto dos Santos Rabello - rabello@upf.br