Curso de extensão
Direito Digital e Marketing Politico
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Dia 15 de setembro
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das 10h às 12h e das 13h30min às 19h30min
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100% on-line
Descrição
O processo eleitoral brasileiro possui uma inevitável vocação à tecnologia. Não apenas pela inovação da urna eletrônica, ou pela automação da apuração dos votos, mas sim por suas diversas faces em contato com a internet e tecnologia. Desde a criação da Justiça Eleitoral em 1932, o primeiro Código Eleitoral brasileiro já trouxe a previsão de uma máquina de votar, pretendendo automatizar o processo eleitoral facilitando sua execução e operação, parece que foi um prenúncio à vocação tecnológica do processo eleitoral brasileiro. Mas é claro, que não são apenas facilidades que a tecnologia provoca no processo eleitoral, apesar de facilitar sua concretização, a tecnologia impõe novos desafios como a necessidade de enfrentar o tema das notícias falsas, as já famosas Fake News, ou ainda a utilização da micro segmentação e do Big Data na campanha eleitoral.
Hoje podemos conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, podemos conhecê-la, vê-la e ouvi-la sem sair de casa. Se a internet é capaz de fazer tudo isso e, muito mais, por que não estaria no centro do debate político-eleitoral?
A internet mudou a referência da velocidade e as relações entre as pessoas. O mundo virtual cada vez mais se funde ao real e, este, é o cenário e o produto de nosso tempo.
Mas como lidar com os problemas das notícias falsas, da produção de comentários automatizados, como identificar o discurso completo de um candidato sem cair na "armadilha" de ouvir apenas o que você quer ouvir e perder a chance de conhecer o seu candidato de forma plena? São esses os objetivos deste curso que com metodologia participativa trará a oportunidade de simular situações e encontrar soluções para desafios sobre o tema.
Objetiva-se a compreensão das seguintes temáticas:
- Quando e como a Internet entrou na política;
- Desafios específicos da Internet;
- O que é o Direito Eleitoral Digital;
- Propaganda eleitoral permitida e proibida na Internet;
- Conteúdo digital de terceiro, editorial, orgânico e impulsionado;
- Regras e experiências do impulsionamento;
- Eleições e os buscadores de conteúdo e redes sociais;
- Responsabilidade de provedores pelo conteúdo de terceiro;
- Desinformação online (fake news e deep fake);
- Big data e micro segmentação;
- Investigação digital eleitoral na prática;
- Remoção de conteúdo;
- Crimes eleitorais digitais.
Inscrições e Investimento
Data de início: 14/08/2020
Data de término: 14/09/2020
Investimento:
Público em geral: R$150,00 - podendo ser parcelado em 3x no cartão de crédito
Desconto 5% à vista: R$142,50
Período de realização
Dia 15 de setembro
Dia da semana: terça-feira
Horário: das 10h às 12h e das 13h30min às 19h30min
Local: 100% On-line
Programação
- Alterações na legislação eleitoral para 2020
- Quando e como a Internet entrou na política?
- Desafios específicos da Internet
- O que é o Direito Eleitoral Digital?
- Qual é a propaganda eleitoral permitida e proibida na Internet?
- O que é conteúdo digital de terceiro, editorial, orgânico e impulsionado?
- Regras e experiências do impulsionamento?
- Eleições e os buscadores de conteúdo e redes sociais
- Responsabilidade de provedores pelo conteúdo de terceiro
- Desinformação online (fake news e deep fake)
- Marketing Político
- Conceitos de Marketing
- Composto de Marketing
- Marketing Empresarial versus Marketing Político
- Comportamento Eleitoral
- Análise dos indivíduos, grupos e classes sociais
- Escolas do comportamento eleitoral
- Diagnóstico, estratégia e meios para implementação da estratégia
Ministrantes
Diogo Rais
Mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa do projeto ¿CNJ Acadêmico¿ e professor de direito eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie e na pós graduação da FGVLaw. É um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e coordenador do primeiro livro jurídico sobre os temas: Direito Eleitoral Digital; e sobre fake news no Brasil (ambos publicados pela Revista dos Tribunais - Thomson Reuters em 2018, com segunda edição prevista para 2020). Colunista do jornal Valor Econômico nas eleições de 2016 e da Folha de S. Paulo em 2018. Há dez anos pesquisa "internet e eleições". Participou, como especialista, de audiências públicas sobre tecnologia e eleições na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Diogo Rais também foi um dos especialistas consultados pela OEA nas eleições brasileiras e palestrante no encontro internacional da OEA sobre desinformação e eleições, ficando responsável pela apresentação do estudo de caso brasileiro. Foi também observador internacional das eleições mexicanas em 2018, além de ter participado do debate sobre o impacto das fake news no First International Law Symposium: Building Leadership no Harvard Club em Nova York e na Universidade Nacional da Índia em Bangalore.
Giovani da Silva Corralo
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1995), especialização em advocacia municipal pela UFRGS (2001), mestrado (2004) e doutorado (2006) em Direito pela Universidade Federal do Paraná.. É advogado, professor em tempo integral da graduação e do Programa de Mestrado em Direito da UPF professor convidado da Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Estado do RS e dos programas de mestrado da Universidade Agostinho Neto e Universidade 11 de Novembro - Angola. Autor, dentre outras obras, dos livros Município - autonomia na Federação brasileira (Ed. Juruá), O Poder Legislativo Municipal (Ed. Malheiros), Curso de Direito Municipal (Ed. Atlas), Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores (Ed. Atlas) e Direito Administrativo de Segurança e Poder Municipal: comentários ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (Ed.Juruá). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Municipal e Direito Administrativo.
João Paulo Gardelin
Mestre em administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), especialista em gestão de pessoas pela Faculdade Ideau (2007) e em Gestão Pública Municipal pela UFSC (2013). Graduado em administração pela Universidade de Passo Fundo (2004). Atualmente administrador de empresa em Tapejara, RS e professor na Faculdade de Economia, Administração e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenador adjunto do curso de Administração no campus Lagoa Vermelha e representante do CRA/RS na UPF. Coordenador (CEPEAC) da FEAC.
Norberto Hallwass
Possui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1990) e mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Professor adjunto I da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Direito. Advogado militante desde 1991
Coordenação
Escola de Extensão - divext@upf.br