Curso de extensão

Direito Digital e Marketing Politico

  • Dia 15 de setembro

  • das 10h às 12h e das 13h30min às 19h30min

  • 100% on-line

Descrição

O processo eleitoral brasileiro possui uma inevitável vocação à tecnologia. Não apenas pela inovação da urna eletrônica, ou pela automação da apuração dos votos, mas sim por suas diversas faces em contato com a internet e tecnologia. Desde a criação da Justiça Eleitoral em 1932, o primeiro Código Eleitoral brasileiro já trouxe a previsão de uma máquina de votar, pretendendo automatizar o processo eleitoral facilitando sua execução e operação, parece que foi um prenúncio à vocação tecnológica do processo eleitoral brasileiro. Mas é claro, que não são apenas facilidades que a tecnologia provoca no processo eleitoral, apesar de facilitar sua concretização, a tecnologia impõe novos desafios como a necessidade de enfrentar o tema das notícias falsas, as já famosas Fake News, ou ainda a utilização da micro segmentação e do Big Data na campanha eleitoral.

Hoje podemos conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, podemos conhecê-la, vê-la e ouvi-la sem sair de casa. Se a internet é capaz de fazer tudo isso e, muito mais, por que não estaria no centro do debate político-eleitoral?

A internet mudou a referência da velocidade e as relações entre as pessoas. O mundo virtual cada vez mais se funde ao real e, este, é o cenário e o produto de nosso tempo.

Mas como lidar com os problemas das notícias falsas, da produção de comentários automatizados, como identificar o discurso completo de um candidato sem cair na "armadilha" de ouvir apenas o que você quer ouvir e perder a chance de conhecer o seu candidato de forma plena? São esses os objetivos deste curso que com metodologia participativa trará a oportunidade de simular situações e encontrar soluções para desafios sobre o tema.

Objetiva-se a compreensão das seguintes temáticas:

  • Quando e como a Internet entrou na política;
  • Desafios específicos da Internet;
  • O que é o Direito Eleitoral Digital;
  • Propaganda eleitoral permitida e proibida na Internet;
  • Conteúdo digital de terceiro, editorial, orgânico e impulsionado;
  • Regras e experiências do impulsionamento;
  • Eleições e os buscadores de conteúdo e redes sociais;
  • Responsabilidade de provedores pelo conteúdo de terceiro;
  • Desinformação online (fake news e deep fake);
  • Big data e micro segmentação;
  • Investigação digital eleitoral na prática;
  • Remoção de conteúdo;
  • Crimes eleitorais digitais.

Inscrições e Investimento

Data de início: 14/08/2020
Data de término: 14/09/2020

Investimento:

Público em geral: R$150,00 - podendo ser parcelado em 3x no cartão de crédito
Desconto 5% à vista: R$142,50

Período de realização

Dia 15 de setembro
Dia da semana:
terça-feira
Horário: das 10h às 12h e das 13h30min às 19h30min
Local: 100% On-line

Programação

  • Alterações na legislação eleitoral para 2020
  • Quando e como a Internet entrou na política?
  • Desafios específicos da Internet
  • O que é o Direito Eleitoral Digital?
  • Qual é a propaganda eleitoral permitida e proibida na Internet?
  • O que é conteúdo digital de terceiro, editorial, orgânico e impulsionado?
  • Regras e experiências do impulsionamento?
  • Eleições e os buscadores de conteúdo e redes sociais
  • Responsabilidade de provedores pelo conteúdo de terceiro
  • Desinformação online (fake news e deep fake)
  • Marketing Político
  • Conceitos de Marketing
  • Composto de Marketing
  • Marketing Empresarial versus Marketing Político
  • Comportamento Eleitoral
  • Análise dos indivíduos, grupos e classes sociais
  • Escolas do comportamento eleitoral
  • Diagnóstico, estratégia e meios para implementação da estratégia

Ministrantes

Diogo Rais
Mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa do projeto ¿CNJ Acadêmico¿ e professor de direito eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie e na pós graduação da FGVLaw. É um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e coordenador do primeiro livro jurídico sobre os temas: Direito Eleitoral Digital; e sobre fake news no Brasil (ambos publicados pela Revista dos Tribunais - Thomson Reuters em 2018, com segunda edição prevista para 2020). Colunista do jornal Valor Econômico nas eleições de 2016 e da Folha de S. Paulo em 2018. Há dez anos pesquisa "internet e eleições". Participou, como especialista, de audiências públicas sobre tecnologia e eleições na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Diogo Rais também foi um dos especialistas consultados pela OEA nas eleições brasileiras e palestrante no encontro internacional da OEA sobre desinformação e eleições, ficando responsável pela apresentação do estudo de caso brasileiro. Foi também observador internacional das eleições mexicanas em 2018, além de ter participado do debate sobre o impacto das fake news no First International Law Symposium: Building Leadership no Harvard Club em Nova York e na Universidade Nacional da Índia em Bangalore.
Giovani da Silva Corralo
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1995), especialização em advocacia municipal pela UFRGS (2001), mestrado (2004) e doutorado (2006) em Direito pela Universidade Federal do Paraná.. É advogado, professor em tempo integral da graduação e do Programa de Mestrado em Direito da UPF professor convidado da Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Estado do RS e dos programas de mestrado da Universidade Agostinho Neto e Universidade 11 de Novembro - Angola. Autor, dentre outras obras, dos livros Município - autonomia na Federação brasileira (Ed. Juruá), O Poder Legislativo Municipal (Ed. Malheiros), Curso de Direito Municipal (Ed. Atlas), Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores (Ed. Atlas) e Direito Administrativo de Segurança e Poder Municipal: comentários ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (Ed.Juruá). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Municipal e Direito Administrativo.
 


João Paulo Gardelin
Mestre em administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), especialista em gestão de pessoas pela Faculdade Ideau (2007) e em Gestão Pública Municipal pela UFSC (2013). Graduado em administração pela Universidade de Passo Fundo (2004). Atualmente administrador de empresa em Tapejara, RS e professor na Faculdade de Economia, Administração e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenador adjunto do curso de Administração no campus Lagoa Vermelha e representante do CRA/RS na UPF. Coordenador (CEPEAC) da FEAC.



Norberto Hallwass
Possui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1990) e mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Professor adjunto I da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Direito. Advogado militante desde 1991

 

 


Coordenação

Escola de Extensão - divext@upf.br