Curso de extensão

Curso de Extensão: Rotina Diagnóstica em Patologia Veterinária - 3a Edição - Gratuito

  • 03/09 a 17/01

  • Laboratório de Patologia Animal - FAMV - Campus I - Passo Fundo

A patologia é a ciência que une as ciências básicas à prática clínica. O diagnóstico e tratamento das enfermidades em Medicina Veterinária devem estar fundamentados na compreensão da morfologia e nos mecanismos das doenças. A necropsia propicia um meio de correlacionar os sinais clínicos observados no paciente enfermo com as lesões que não eram visíveis ou aparentes durante a vida. O entendimento do quadro clínico-patológico das doenças através do estudo da patologia fornece subsídios para uma terapia mais racional e bem sucedida para as diversas enfermidades que acometem os animais domésticos. Assim, os alunos poderão participar auxiliando na rotina do Laboratório de Patologia Animal da FAMV-UPF, que consiste da realização de necropsias, de exame macroscópico de peças ou de biópsias recebidas para diagnóstico, em diversas espécies, como animais de companhia, de produção, e animais silvestres; seguidas da clivagem das amostras coletadas, processamento químico, inclusão em parafina, cortes no micrótomo, para obtenção das lâminas, coloração de rotina (hematoxilina e eosina) e colorações especiais, e a leitura no microscópio óptico até a obtenção do diagnóstico final. Nesse sentido, essas atividades permitirão ao aluno o contato com uma área de atuação do médico veterinário, no intuito de adquirir conhecimento, desenvolver raciocínio clínico-patológico, além de ter oportunidade de conviver com profissionais e demais colegas possibilitando o aprimoraras relações interpessoais.

Objetivos

  • Oferecer aos alunos do curso de Medicina Veterinária da FAMV-UPF a oportunidade de vivenciar a rotina na área de patologia veterinária oportunizando agregar conhecimento à sua formação como médico veterinário.
  • Proporcionar aos alunos o acompanhamento de casos recebidos para diagnóstico possibilitando a observação, reconhecimento e a caracterização macroscópica e microscópica das lesões que ocorrem na doença.
  • Executar a técnica de necropsia em diversas espécies animais e correlacionar às alterações macroscópicas e microscópicas aos sinais clínicos manifestados pelo animal doente e ao(s) mecanismo(s) patogenético(s) envolvido(s) nas diversas enfermidades que acometem as diferentes espécies animais,identificando sua etiologia e epidemiologia, até a obtenção do diagnóstico final.
  • Auxiliar na coletar amostras, durante a necropsia, para realização de exames laboratoriais complementares, como microbiológico, parasitológico e toxicológico.

Metodologia

Os alunos deverão cumprir, durante os dias úteis, o mínimo de quatro horas e o máximo de 12 horas semanais na rotina do LPA, nos turnos da manhã ou tarde.

Programação

Acompanhamento da rotina diagnóstica em patologia veterinária: necropsias e coleta de material para exames complementares, quando necessário; clivagem das amostras coletadas para exame histopatológico; processamento químico, inclusão em parafina, cortes no micrótomo, coloração de rotina (hematoxilina e eosina) e colorações especiais; leitura de lâminas no microscópio óptico até a obtenção do diagnóstico final.

Inscrições

Para se inscrever, é necessário ter cursado ou estar cursando a disciplina de Patologia Veterinária Geral.
Inscrições: até 27 de agosto
Investimento: curso gratuito