Curso de extensão

Atualização para Profissionais de Rádio

  • De 26 de outubro a 23 de novembro

  • das 19h30min às 22h30min

  • 100% on-line

Descrição

O rádio é um meio de comunicação de grande importância na vida das pessoas e das comunidades. É por meio do rádio que as informações da região são divulgadas, boas ou más notícias são disseminadas ou confirmadas pelas rádios locais, regionais, e também pelas redes de rádios interligadas. Em se tratando de regionalidade, as empresas anunciam ou apoiam rádios como forma de estreitar a relação com o ouvinte daquela cidade.

Destaca-se também a função educativa no que tange ao desenvolvimento de novos conhecimentos e novos assuntos à população. Ainda, serviços de utilidade pública são veiculados no rádio, seja campanhas de saúde, de educação, suspensão ou ampliação de serviços públicos. Há de se citar, ainda, a função de entretenimento, artístico e cultural da rádio, com destaque à programação musical, cultural e esportiva.

Com essas características, o rádio mantém sua relevância e sua influência na sociedade. E, para compreender e realizar todas estas atividades, o profissional do rádio precisa de uma formação completa, muitas vezes construída em cursos de graduação e pós-graduação. Porém, nem todos os profissionais do rádio possuem educação formal, mas sim construção de carreira pela experiência e vivência.

Sendo assim, este curso ancora sua justificativa na importância que o rádio detém, pela complexidade de atividades desempenhadas, pela parcela de profissionais sem educação formal na área, pelas pessoas que desejam ingressar no ramo ou que ainda estão em formação, e pela responsabilidade que cada comunicador assume, ao ser formador de opinião nas comunidades. Acrescenta-se a esta lista a migração do conteúdo do rádio para multiplataformas, especialmente às relacionadas às mídias digitais e redes sociais, que também justificam a necessidade de conhecimento.

No âmbito pessoal, o curso também se justifica pela necessidade de criação de marca individual do profissional de rádio, seja por empreendedorismo ou por marketing pessoal. Ainda, os cuidados com a voz, principal ferramenta de trabalho se destacam como justifica para este curso.

Inscrições e Investimento

Data de início: 14/09/2020
Data de término: 16/10/2020

Investimento:

Aluno ativo UPF: R$299,00  - podendo ser parcelado em 5x de R$59,80 - Desconto 10% à vista: R$269,10
Funcionário UPF: R$299,00  - podendo ser parcelado em 5x de R$59,80 - Desconto 10% à vista: R$269,10
Egresso cadastrado Programa Elos UPF: 299,00  - podendo ser parcelado em 5x de R$59,80 - Desconto 10% à vista: R$269,10
Público em geral: R$299,00 - podendo ser parcelado em 5x de R$59,80 - Desconto 5% à vista: R$284,05

Período de realização

De 26 de outubro a 23 de novembro
Dia da semana: 
segunda, terça e quarta-feira
Horário: das 19h30min às 22h30min
Local: 100% On-line

Programação

  • 26/10 - Jornalismo no rádio
  • 27/10 - Publicidade no rádio
  • 03/11 - Dicção e interpretação
  • 09/11 - Mídias digitais
  • 11/11 - Legislação e ética
  • 16/11 - A utilização da voz
  • 17/11 - Gestão da carreira e da rádio
  • 23/11 - Saúde da voz

Ministrantes

Ciro Gusatti
Possui graduação em Publicidade e em Administração, mestrado em Administração, especialização em Marketing de Serviços. Experiência em marcas, marketing digital e marketing de serviços e atividades no Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (Nexpp), em projetos de pesquisa e no projeto de extensão Célula - Agência de Inovação e Solidariedade.

Fabiana Beltrami da Silva
Possui graduação em Rádio TV e Vídeo e em Jornalismo e com mestrado em História. Professora, fotógrafa e produtora audiovisual no Núcleo Experimental de Jornalismo - Nexjor. Experiência em gravação, edição, direção, produção, comunicação comunitária e fotografia enquanto documento histórico.

Gabriela Decol Mendonça
Possui graduação em Fonoaudiologia, mestrado em Envelhecimento Humano e especialização em Fonoaudiologia Hospitalar. Atua como Fonoaudióloga Clínica e Coaching Vocal para profissionais da voz.

Juliana Birkan Azevedo
Possui graduação, mestrado e doutorado em Administração. Participa do Projeto de Assessoria às Empresas incubadas no UPF Parque e do Centro de Pesquisas em Administração de Marketing da Escola de Administração da UFRGS.

Matheus da Rosa Cavalheiro
Possui graduação em Publicidade e Propaganda. Atua como redator publicitário no Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da UPF e possui experiência em storytelling.

Nadja Maria Hartmann
Possui graduação e Mestrado em Comunicação Social. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em organização editorial de jornais, atuando principalmente nos temas de assessoria de imprensa, oralidade, mst, entrevista radiofônica e divulgação.

Otávio José Klein
Possui graduação em Filosofia, mestrados em Ciências da Religião e Comunicação Social, doutorado em Ciências da Comunicação. Tem experiência de ensino na área de Comunicação e é pesquisador em comunicação na linha de pesquisa de Processos e Práticas Culturais em Comunicação e Comunicação Regional.

Coordenação

Henrique Bertosso - henrique.bertosso@upf.br