Ensino

Acadêmicos da UPF Casca desenvolvem atividades para educação ambiental

01/11/2021

16:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes do curso de Direito promoveram ações de conscientização nas redes sociais

Acadêmicos do curso de Direito da UPF Casca promoveram mais uma exposição virtual. A temática escolhida para o dia 29 de outubro foi a educação ambiental. A atividade foi organizada pelos estudantes do nível VIII, que promoveram uma reflexão sobre sustentabilidade. O trabalho foi publicado no Instagram e Facebook dos acadêmicos. 

A exposição abordou a necessidade da preservação dos recursos naturais e o objetivo, segundo os organizadores, é promover o estudo do direito ambiental e ao mesmo tempo a educação ambiental. Para eles, a única solução é a preservação que se origina a partir do entendimento de que é preciso cuidar daquilo que a natureza oferece. A atividade promoveu a reflexão que alguns hábitos diários podem ser repensados, sem prejudicar ou dificultar as vidas e rotinas.

A acadêmica Eliane Barbosa explicou a exposição. “A dinâmica da exposição virtual através das redes sociais possui maior alcance, e dada a relevância dos temas abordados, promove reflexões. A exposição referente a preservação do meio ambiente, permite que as pessoas se conscientizem da importância e do dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações, tendo em vista que é um direito universal o acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”, destacou.

Para o acadêmico Jhonatan Simoneto, as exposições feitas pelos vários níveis do curso de Direito são ainda mais importantes em tempos de pandemia. “Elas são uma maneira simples de, após pesquisarmos e adquirirmos conhecimento, termos a oportunidade de espalhá-lo para nosso círculo acadêmico e pessoal, podendo, com um pouco de sorte, esclarecer algo ou ajudar muito alguém com alguma informação que a pessoa nem soubesse que precisava até então. Além de pesquisar e aprender, divulgar também é uma parte essencial da nossa jornada acadêmica”, ponderou.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Me. Nadya Tonial, o objetivo da ação é permitir que a educação ambiental aconteça de forma transversalizada em todas as disciplinas do currículo, possibilitando a formação jurídico-cidadã dos acadêmicos. A professora destacou ainda que todas as disciplinas trabalham a questão do meio ambiente, que se constitui em um direito fundamental. “O projeto é importante por permitir a busca da informação, assim como a leitura e a reflexão sobre temas que transversalizam a formação jurídica, em especial envolvendo a educação ambiental”, destacou a docente.