Universidade

“Você faz a diferença” é tema do 5º Mipat da FUPF

06/08/2019

17:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Palestras e oficinas integram o 5ª Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Aproximadamente um terço do dia é passado dentro do ambiente de trabalho. Por esse motivo, proporcionar um espaço seguro e saudável para a produção e o estímulo ao desempenho se faz necessário. Com esse objetivo, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) promovem o 5º Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Mipat) e a 30ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A abertura do Mipat ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 6 de agosto, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac).  Com o tema “Você faz a diferença”, a atividade conta com a colaboração do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), da Seção de Desenvolvimento de Pessoas da Divisão de Recursos Humanos e da Agência de Comunicação e Marketing (Agecom).

Para o presidente da FUPF, Me. Luiz Fernando Pereira Neto, é muito importante promover a reflexão sobre questões relacionadas ao ambiente de trabalho. “Observamos que ocorreram quase 1.500 acidentes elétricos no Brasil em 2018, dos quais 43% foram fatais, então, esse é um número realmente muito alarmante, mesmo que a maioria dos casos envolva colaboradores que não estão habilitados. Assim, é importante darmos uma parada, assistir palestras, fazer rodas de conversas com os nossos colaboradores para preservar também a própria saúde laboral, que é fundamental para que a Instituição tenha a qualidade que todos nós desejamos”, disse. 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, salientou a importância da prevenção relacionada a acidentes de trabalho. “A prevenção de qualquer tipo de problema decorrente do trabalho é importante, por isso, esses momentos para discutir a saúde do trabalhador como um todo, na busca de uma vida no trabalho mais saudável, mais colaborativa, reduzindo ao máximo aos riscos do dia a dia, são necessários para que possamos ter sempre um ambiente saudável no trabalho”, salientou. 

O vice-reitor Administrativo, Dr. Cristiano Roberto Cervi, também destacou a importância da conscientização relacionada aos acidentes de trabalho. E para o gerente da divisão de Recursos Humanos, Aislan Andrade Freitas, o tema deste ano tem como objetivo valorizar a participação de cada trabalhador para um ambiente seguro no trabalho. “O Mipat propõe-se a reforçar a importância que cada pessoa tem e o papel dela dentro da Instituição, mas principalmente em sua vida, para que possa refletir sobre tudo o que ocorre no dia a dia, e, com isso, atribuir significado a essas ações, buscando a melhoria na qualidade de vida. Por isso, vamos falar um pouco da saúde individual de cada pessoa e da saúde coletiva”, salientou. 

Participaram da abertura do 5ª Mipat o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; e o presidente da Cipa, Leonardo Hallwass.

O evento contou com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas da UPF e foi transmitido pela UPF Virtual aos demais campi da Universidade. A palestra de abertura, proferida pelo professor Me. Eduardo Brum e pelo engenheiro eletricista Me. Rangel Casanova, abordou a segurança do trabalho e os cuidados no manuseio de equipamentos elétricos. 

Confira a programação do 5ª Mipat: 

Dia 9 de agosto – Das 13h30min às 15h30min 
Atividade: Trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural da UPF, com o professor Dr. Jaime Martinez
Local: Reserva Particular do Patrimônio (ao ar livre). O ponto de encontro será em frente ao Setor de Transportes.

Dia 13 de agosto – Das 14h às 16h
Palestra: Conversando sobre saúde mental no trabalho, com o professor Me. Robert Filipe dos Passos
Local: Sala 202 da Faed

Dia 16 de agosto – Das 14h às 16h
Palestra: Saúde mental - estar bem consigo mesmo e com os outros, com a professora Me. Carla Goergen
Local: Sala 202 da Faed

Dia 19 de agosto – Das 17h30min às 19h
Palestra: Cuidados com a voz, com a professora Me. Angelica Savoldi
Local: Auditório da Faed

Dia 22 agosto – Das 14h às 16h
Atividade: Encontro sobre o uso de EPIs, com Graziela Dalabona 
Local: Auditório da Feac

Dia 29 de agosto – Das 14h às 17h
Atividade: Ação com o Programa ComSaúde - Comunicação e olhar sensível nas relações interpessoais, com a professora Me. Cristiane Barelli
Local: Auditório da Feac

Dia 30 de agosto – Das 14h às 15h30min
Atividade: Ação com o Programa ComSaúde - Olá, Cidade! Narrativas fotográficas com o celular por Passo Fundo, com a professora Me. Fabiana Beltrami da Silva
Local: Sala 202 da Faed