Ensino

UPF Carazinho: vestibular e cursos híbridos com inscrições abertas

25/10/2021

15:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Representantes de empresas, da comunidade, líderes políticos e professores da rede pública e privada de ensino de Carazinho participaram, na manhã desta segunda-feira, do lançamento do Vestibular e dos cursos híbridos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com inscrições abertas para três cursos no Vestibular de Verão e sete oportunidades dentro dos cursos híbridos, a UPF Carazinho segue consolidada como um espaço de desenvolvimento da comunidade.

Nesta edição, o Campus Carazinho oferece os cursos de Administração (B), Ciências Contábeis (B) e Direito (B). Os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial, no dia 13 de novembro, ou pela nota do Enem de 2010 a 2020. Em toda a estrutura multicampi são oferecidos 50 cursos de graduação. Além deles, Carazinho ainda inscreve para sete cursos na modalidade híbrida.

Nova modalidade para atender às novas demandas da sociedade

O evento contou com a participação da reitoria da UPF. Em sua fala inicial, a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacou o empenho de toda a Instituição diante dos novos desafios impostos pela atualidade. Frisou também a importância do encontro, na retomada gradual da normalidade das atividades e da presença da comunidade local. “Este é um momento importante para marcar a superação de tempos tão desafiadores para a Instituição, mas também para toda a sociedade. Ele marca um novo posicionamento da Universidade, pensado para o aprimoramento do nosso fazer, dos serviços e produtos que ofertamos. Tudo isso sem perder aquilo que é a nossa essência: estar próximos”, pontuou.

Ao explicar os cursos híbridos e destacar os cursos com inscrições abertas para Carazinho, o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda destacou os cuidados que a Instituição teve ao pensar a nova modalidade ofertada. De acordo com Casagranda, ao se modernizar e ampliar os horizontes, a Universidade torna-se ainda mais próxima da realidade de cada região em que está presente, permitindo a comunidade uma vivência transformadora e plena, dentro de um universo de oportunidades. “Estamos trabalhando com o pilar da inovação pedagógica, focados na formação dos professores e na qualificação dos espaços de trabalho. A interação entre as potencialidades do on-line e das tecnologias digitais, somados a qualidade do ensino presencial oferecido pela UPF, tem o objetivo de atuar ainda mais diretamente no crescimento de cada local e de cada pessoa que ingressa na Universidade”, ponderou o vice-reitor.

Também estiveram presentes o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitário, professor Dr. Rogério da Silva, o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé e o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto.

Uma Universidade de mãos dadas com a comunidade

A importância da Universidade para Carazinho e região teve destaque durante o evento. Para a diretora do Campus, Munira Awad, o encontro com líderes locais e com representantes de escolas pontua um momento crucial para todos. Em sua fala, ela ressaltou o compromisso do Campus junto à região e reforçou a importância do trabalho conjunto para que os desafios sejam superados. “A UPF é uma instituição que soube se reinventar e que chega nas comunidades sempre de forma a atender uma demanda nascida da própria sociedade. Este é um momento de partilha junto a uma comunidade que nos apoia e que soma esforços conosco para melhorarmos a nossa realidade”, observou.

O prefeito, Milton Schmitz, destacou a relevância da UPF para o município. Segundo ele, mais do que uma instituição de ensino, a Universidade é parte da cidade. “Muito nos alegra esse momento e para nós é sempre uma honra receber eventos como este, que mostram como a Universidade está sólida e preocupada com o desenvolvimento dos locais onde está inserida. A UPF é uma parceira que atua junto com a administração para o crescimento, para a qualificação dos profissionais que atuam aqui e para o desenvolvimento de toda a região”, considerou o prefeito, que esteve acompanhado da vice-prefeita, Valéska Machado da Silva Walber.

A atividade contou com a participação de representantes do legislativo, bem como de diretores de escolas, membros da comunidade e da imprensa local.