Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Integrando o painel “Vamos conversar? Diversidade, inclusão e justiça”, acadêmicos e professores dos cursos de Direito e Pedagogia da UPF Carazinho realizaram, no dia 20 de novembro, uma ação especial em celebração pelo Dia da Consciência Negra. Além dos cursos da Universidade, o evento teve a promoção do Grupo Étnico-Racial (UPF) e Centro de Apoio Social Conceição (Casc) - Escola de Ensino Fundamental de Carazinho.
O Casc trouxe à UPF uma exposição acerca da temática racial, que permanecerá aberta até o final do mês. À noite, ocorreu uma roda de conversa que contou com a participação do acadêmico do IV Nível do Direito de Carazinho, Perci Soares Pereira, da Mãe Carmem Holanda do CASC e do Juiz de Direito e professor da UPF Dalmir Franklin de Oliveira Junior. A conversa voltou-se aos temas da cultura negra, do racismo, preconceito e igualdade racial, objetivando a promoção da conscientização da importância desses temas na sociedade atual.
Segundo a professora Me. Vanderlise Wentz Báu, o objetivo do evento era promover o debate e a conscientização dos acadêmicos acerca da temática racial, no Dia da Consciência Negra. “Embora a escravidão no Brasil tenha sido abolida de longa data, infelizmente, ainda é mais comum do que deveria, a prática de atos de racismo e discriminação com o negro. Essa realidade precisa ser enfrentada e o debate deve passar pela academia, integrando o tema à formação acadêmica, para que os profissionais que formamos desenvolvam uma consciência crítica sobre esse tema e, com isso, afinal, estaremos cumprindo com nossa missão, enquanto instituição comunitária: de participar da construção de uma sociedade mais equilibrada e justa para todos, independentemente da cor das pessoas que a compõem”, ressaltou.
O evento foi idealizado pelas professoras Me. Vanderlise Wentz Báu, coordenadora adjunta da Faculdade de Direito na UPF Carazinho, e Dra. Elisa Mainardi, do curso de Pedagogia, Carazinho. A atividade também contou com o trabalho de acadêmicos de ambos os cursos e da direção da UPF Carazinho, por meio da diretora, Munira Awhad, além de funcionários.