Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), campus Carazinho, deu início nessa terça-feira, 22 de agosto, à XIII Semana Acadêmica do curso que nesse ano tem como tema “A conjuntura social e política do Brasil e a necessidade ou não de reformas”. O evento, promovido pelos acadêmicos do VIII e IX níveis do curso de Direito, campus Carazinho, e coordenado pela professora Vanderlise Wentz Baú com a colaboração das professoras Fátima Pithan da Silveira e Linara Silva, contou com a presença do diretor da Faculdade de Direito professor Rogério Silva e da coordenadora do curso de Direito professora Maira Angélica Dal Conte Tonial. Também estiveram presentes o presidente da subseção da OAB de Carazinho, Tailor Agostini, a representante do Ministério Público, Adriana Costa e João Pedro Albuquerque de Azevedo, representando o Poder Legislativo Municipal, além de um público de cerca de 300 pessoas entre acadêmicos, professores e advogados.
Nessa primeira noite, o debate teve como tema “A (im)prescindibilidade da Reforma da Previdência: considerações acerca dos limites da relativização desse direito social à iminência de uma reforma no sistema previdenciário”, que contou com a participação dos convidados, Adriano Mauss, especialista em Direito Previdenciário e mestre em desenvolvimento, e o advogado previdenciarista Diego Pierdoná Portella. A mediação ficou a cargo dos professores da UPF, Edimara Sachet Risso e Julio Cesar Giacomini.
Na tarde desta quarta-feira, dia 23 de agosto, aconteceu a VI Mostra Jurídica que contou com a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre questões atuais e polêmicas no universo do Direito. Hoje à noite, será debatida a questão da Reforma Trabalhista.
O evento, que segue até sexta-feira (25), tratará ainda dos temas “Reforma do Código de Processo Penal pela busca de um sistema acusatório” e “A elevada carga tributária no Brasil como fomento à corrupção e a possibilidade de reforma no sistema tributário”.