Universidade

Carazinho completa 95 anos e Campus da UPF consolida seus 36 anos no município

23/01/2026

15:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo UPF

No dia 24 de janeiro, Carazinho comemora seus 95 anos de emancipação, e a Universidade de Passo Fundo celebra uma data igualmente significativa no município: os 36 anos de atuação da UPF Carazinho. As duas trajetórias se entrelaçam ao longo do tempo, marcadas pelo desenvolvimento regional, a qualidade na educação e pela construção de oportunidades.


Reconhecida como um polo regional, Carazinho construiu sua história focado no desenvolvimento regional, posicionando-se como um elo logístico e econômico no estado. Com cerca de 60 mil habitantes, o município é reconhecido como a capital da hospitalidade e logística.


Para o prefeito de Carazinho, João Pedro Albuquerque de Azevedo, a presença da Universidade em Carazinho desempenha um papel fundamental na formação acadêmica e cidadã, na qualificação profissional e na oferta de serviços, e nestes 36 anos de atuação no município é  referência em ensino, cultura e compromisso para a região.


Mais do que um espaço de ensino, a UPF Carazinho tornou-se, ao longo de sua trajetória, parte ativa do cotidiano do município. A presença da UPF se reflete na relação próxima com a comunidade, na participação em iniciativas locais e na construção de um ambiente acadêmico conectado às demandas e à identidade da cidade.


Segundo o diretor da UPF Carazinho, Silvio Medeiros, a história da Universidade é construída de forma conjunta com a comunidade. “Ela personifica a missão da UPF de romper barreiras geográficas para levar ciência, inovação e cidadania onde a vida pulsa”, pontua. Olhando com gratidão para o passado, o diretor afirma o entusiasmo de saber o valor do que foi construído ao longo dos anos.


Ao celebrar 95 anos de Carazinho e 36 anos da UPF no município, reforça-se uma história marcada pela parceria, pelo compromisso com a educação e pela construção de um futuro cada vez mais promissor para a cidade e toda a região.
 

INSCREVA-SE