Notícias UPF

Usuários encontram conteúdo especializado em Genética no Portal de Periódicos

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Os dados genéticos estão presentes em todos os seres vivos – até os vírus, que não são considerados seres vivos, carregam tais informações. Isso faz com que a Genética, categoria das Ciências Biológicas, se apresente com vasto campo de atuação. O especialista da área pode, por exemplo, tratar de segmentos ligados aos reinos animal, vegetal e humano, com abordagens diversificadas (desenvolvimento, microrganismos, populações, engenharia genética, aconselhamento genético etc.). O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza um rol de conteúdos com a temática, incluindo a base de dados da Genetics Society of America (GSA).

De acordo com um levantamento realizado pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil apresentou nos últimos anos um déficit na quantidade de geneticistas, registrando em média um profissional por 1,25 milhão de brasileiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que haja um geneticista para cada 100 mil habitantes. A Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) confirma a tendência: segundo a entidade, essa é a especialidade com menos médicos com título dentre 53 especialidades avaliadas.

O fomento a pesquisas da área é indispensável para a sociedade. Com os avanços da tecnologia, é possível, por exemplo, mapear os genes humanos e detectar doenças muito antes que elas se manifestem – entre outras intercorrências que podem ser evitadas ou controladas. A GSA contribui com essa necessidade, por meio da revista científica Genetics. O periódico publica pesquisas originais de alta qualidade, que apresentam novos achados sobre genética e genômica, além de estudos empíricos de organismos que vão desde micróbios a humanos, bem como trabalhos teóricos.

A Genetics é uma publicação revisada e editada por pares, com alcance internacional e crescente visibilidade e impacto. Os usuários encontram no título vários tipos de conteúdo, como comentários, questões atuais de interesse para os geneticistas, perspectivas históricas e material para introduzir a literatura primária em sala de aula, além de coleções temáticas, com perspectivas de seleção genômica, populações multiparentais, genética do sexo e outras. Os usuários encontram em texto completo todos os volumes com período de cobertura a partir de 1916. O acesso à revista científica pode ser feito a partir da opção buscar base, via plataforma Highwire Press, ou diretamente na caixa de pesquisa buscar periódico (ISSN 0016-6731).

Fonte: Portal de Periódicos Capes