Notícias UPF

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso à base de normas técnicas ASTM

  • Por: Portal de Periódicos da CAPES
  • Fotos: Divulgação

As normas técnicas abrangem diversas áreas e setores, influenciando na economia, na segurança da população, na qualidade de produtos e serviços e em uma infinidade de outros aspectos. O preceito se encontra em todos os níveis da organização social e tem um papel significativo no crescimento das organizações em âmbito nacional e global. Nesse segmento, um dos conteúdos disponibilizados pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a base de dados da American Society for Testing and Materials (ASTM International).

Segundo o diretor geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ricardo Fragoso, a definição internacional de norma diz que é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto”. “A esta definição podemos acrescentar a recomendação de que convém que as normas sejam baseadas em resultados consolidados da ciência, tecnologia e da experiência acumulada, visando à otimização de benefícios para a comunidade”, complementa Fragoso.

A ASTM é reconhecida mundialmente como referência no desenvolvimento e publicação de normas técnicas internacionais. A editora desenvolve, publica e distribui normas técnicas para cerca de 100 setores do mercado. A entidade conta com a participação de aproximadamente 140 comitês e com a contribuição de mais de 30 mil membros, incluindo brasileiros e representantes de mais de 140 países. A comunidade da ASTM é constituída por fabricantes, produtores, usuários, consumidores, órgãos governamentais e pesquisadores de segmentos como construção, petróleo, metais, produtos de consumo, dentre outros.

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a mais de 12 mil normas técnicas ativas aplicáveis a materiais, sistemas, produtos e serviços. As normas são utilizadas principalmente na padronização das áreas de design, produção industrial e comércio. Os documentos disponíveis contêm especificações de qualidade (terminologia, métodos de ensaio, etc.), são elaborados por consenso das partes interessadas e estão fundamentados nos resultados da experiência e no desenvolvimento tecnológico.

Estão disponíveis também a Digital Library, com periódicos em texto completo, e a Special Technical Publications (STP), com publicações técnicas especiais apresentadas em simpósios organizados pelos Comitês Técnicos da ASTM, manuais (informações práticas) e monografias (informações técnicas avançadas) da Sociedade. Também é possível encontrar e-books e outros materiais publicados pelo editor.

A ASTM cobre disciplinas da Engenharia (aeroespacial, biomédica, mecânica, de materiais e metalúrgica, nuclear, química, civil e de produção), além das áreas de Agronomia, Ciências Ambientais, Geociências, Materiais, Recursos Florestais e Engenharia Florestal. O editor comporta ainda temáticas ligadas a produtos de metal e aço, produtos petrolíferos, lubrificantes e combustíveis fósseis, dispositivos médicos, itens têxteis, plásticos, borracha, isolamento elétrico e eletrônico, entre outros.

Os usuários devem acessar o conteúdo por meio da opção de consulta buscar base. Também estão disponíveis oito títulos de revistas científicas que podem ser localizados diretamente na base de dados ou por meio do link buscar periódico, inserindo o nome da publicação, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor “ASTM Standards and Engineering Digital Library”.

Os títulos são:
- Advances in Civil Engineering Materials [2379-1357]
- Cement, Concrete and Aggregates [0149-6123]
- Geotechnical Testing Journal [0149-6115]
- Journal of ASTM International [1546-962X]
- Journal of Composites Technology & Research [0884-6804]
- Journal of Forensic Sciences [0022-1198]
- Journal of testing and evaluation [0090-3973]
- Materials Performance and Characterization [2165-3992]