A Universidade

Setor Cultura, Patrimônio e Memória

É atribuição do setor a gestão dos grupos artísticos, a preservação de acervos, a difusão da cultura, do patrimônio e da memória no âmbito da região de abrangência da Universidade de Passo Fundo.

Museus

A missão do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider consiste em democratizar o acesso à arte e à cultura, proporcionando o contato direto com as mesmas por meio de exposições de obras do acervo e de artistas convidados, objetivando oferecer à comunidade local e regional a oportunidade de vivenciar, aprender e apreciar diversas linguagens artísticas para a formação de uma consciência estética e exercício pleno da cidadania. Além disso, serve como espaço de pesquisa e estágio para os acadêmicos do Curso de Artes Visuais, há seis décadas atuando na Universidade de Passo Fundo. Nesse mesmo espaço encontra-se o Museu Histórico Regional, criado em 1977 por decreto da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, com o nome de Museu Histórico-Cultural.  Vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com a UPF, o MHR tem por objetivo a guarda e a difusão da memória e do acervo e histórico-cultural do município e da região. O acervo é exposto à comunidade através de temáticas que compõem mostras temporárias e/ou itinerantes, centradas na história local e regional.

Informações: (54) 3316-8586

Grupos Artísticos

A Universidade de Passo Fundo oferece para a comunidade acadêmica e região atividades voltadas à cultura, proporcionando interação entre alunos, fortalecendo a convivência e troca de saberes. Configuram-se em espaços de formação técnica e/ou complementar, oportunizando o envolvimento dos alunos no trabalho coletivo, na convivência com a pluralidade e com as diferentes manifestações culturais e artísticas, assim como na inclusão social.

Coral Universitário Carazinho

Instituído em 1998, o Coral UPF – Carazinho, ao longo desses anos, tem atingido seu objetivo primordial, que é o de levar a música coral à comunidade e região, nas mais variadas situações e ambientes. O trabalho desenvolvido por integrantes acadêmicos e da comunidade em geral constitui-se de um repertório de vários estilos e épocas apresentando, assim, um panorama diverso e abrangente da música coral, o que marca as apresentações e a presença da UPF com reconhecido destaque na comunidade artístico-cultural de Carazinho.

Informações: (54) 3316-8371

Grupo Étnico de Danças Folclóricas

Iniciado como um projeto da Faculdade de Educação Física em 1997, em sua trajetória participou dos mais diversos eventos culturais representando a Universidade de Passo Fundo e apresentando sua pesquisa folclórica através da dança de seus alunos.  Procurando conhecer e divulgar a cultura dos diferentes povos que formaram nosso país e a tradição que essa influência trouxe, são apresentadas danças envolvendo culturas, raças e geografias diversas. Atualmente o grupo objetiva a pesquisa e divulgação da cultura brasileira, assim como etnias que formaram a riqueza e diversidade de nosso folclore.

Informações: (54) 3316-8371