• Arquitetura e urbanismo é antes de tudo acreditar em um mundo melhor. O profissional busca soluções para problemas reais do espaço cotidiano. O curso prepara você para a utilização dos avanços tecnológicos nos seus aspectos materiais e imateriais. Aqui no curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF você sai preparado para transformar o seu mundo e a sua comunidade. Nosso egresso é completo não apenas nos aspectos técnicos da profissão, mas também psicológicos, sociais, econômicos e sociais. Isso o converte em um agente da evolução, protagonista social, e definidor do futuro do espaço construído.
  • Oportunidades de estágio: os acadêmicos dispõem de variadas oportunidades de estágio dentro e fora da Instituição. O aluno pode direcionar seu aprendizado por meio de estágios em projetos de pesquisa ou extensão, assim como usufruir do programa de estágios da Universidade, o Projeto Parceria Educação e Trabalho (Propet), que oferece estágios nos escritórios de arquitetura e urbanismo da região.
  • Programa de intercâmbio acadêmico internacional: em 2012, o curso obteve o reconhecimento internacional no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), mediante acordo firmado entre os Ministérios de Educação da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, do Chile, da Colômbia e da Venezuela. O reconhecimento resulta de um processo de avaliação por meio do qual a qualidade acadêmica do curso é certificada, atestando que as graduações satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional do Mercosul na excelência do ensino universitário, creditando o curso de Arquitetura e Urbanismo ao Programa Marca. 
  • O curso disponibiliza, também, o intercâmbio acadêmico por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades e do Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac).
  • Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc): O Naduc visa à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, voltando-se à interação do ensino, da produção e do atendimento às demandas da sociedade, com justiça, equidade e sustentabilidade. Para tanto, procede ao desenvolvimento e à aplicação de técnicas e tecnologias no campo da arquitetura e do urbanismo, junto à comunidade local e regional, fortalecendo o caráter comunitário da Fundação Universidade de Passo Fundo.
  • Cumpre o papel de promover diálogo entre os saberes construídos na Universidade e nos diferentes contextos sociais, buscando a superação dos problemas de forma coletiva, participativa e democrática, com vistas a promover o crescimento científico, social e ético na perspectiva dos direitos humanos e da sustentabilidade econômica e social.
  • Dessa forma, proporciona aos alunos e professores uma integração da prática acadêmica com a prática profissional, aproximando o acadêmico do contexto social e urbano, local e regional.​
  • Semana de Bancas da Arquitetura e Urbanismo: durante o evento, os alunos apresentam seus projetos a uma banca de professores, com convidados externos, para avaliar e recomendar ações posteriores. Paralelamente, acontecem oficinas e minicursos de qualificação discente, com o objetivo de complementar os conhecimentos da formação profissional.
  • Viagens de estudo: o curso trabalha com a prática do ensino aliada à experiência in loco, por meio de viagens de estudo que possibilitam ao acadêmico a experimentação e a vivência em locais com arquitetura e urbanismo consagrados.

Você preparado!

A plataforma de trabalho remoto por excelência educacional é o Moodle, associada a outras plataformas que possibilitam o desenvolvimento das atividades e orientações durante as aulas síncronas (Canva, conceptboard, miro). Nas práticas presenciais, utiliza-se, além das ferramentas digitais, os equipamentos que a infraestrutura de excelência que a universidade possui, com laboratórios exclusivos para as atividades do Arquiteto e Urbanista.

 

Você seguro!

O ensino em sua maioria ocorre de maneira síncrona, através de encontros virtuais (google meet), com equipe docente multidisciplinar, que além de explicar através de metodologias ativas o conteúdo, orientará o desenvolvimento dos trabalhos. Este modelo de ensino fica completo com as aulas presenciais, que ocorrem no máximo de 15 em 15 dias, com esta mesma equipe multidisciplinar de professores consagrados e com experiência de mercado, para assessoramento e desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem do discente. Soma-se a isso as aulas (expositivas, assessoramentos, orientações, explicações) gravadas, produção em vídeos, playlists e tutores disponíveis em horário inverso ao das aulas para auxiliar em qualquer momento o aluno a sanar suas dúvidas.

As aulas presenciais foram organizadas para acontecer com uma periodicidade máxima de 15 em 15 dias, podendo ser realizada aos sábados, manhã e tarde, caso exista a necessidade na turma.

 

Você capacitado!

Você será preparado de forma completa. O curso trabalha com equipes multidisciplinares nas disciplinas práticas, abordando temas técnicos de arquitetura, urbanismo, paisagismo, interiores, história, patrimônio, engenharia, sociedade, economia e psicologia, para que você compreenda a complexa rede de conhecimento que forma a compõe a profissão do Arquiteto e Urbanista. Além disso, o curso oferece a expertise internacional, com troca constante de conhecimento entre os professores da rede Arcu-Sul, na qual passamos por criteriosa avaliação e hoje estamos entre os melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Mercosul. Todo esse conhecimento e treinamento transforma o nosso egresso em um diferencial no mercado de trabalho.

Toda esta qualificação multidisciplinar, associada a prática internacional e infraestrutura completa e qualificada, coloca o nosso egresso em uma posição privilegiada no mercado de trabalho, conhecedor de temas, assuntos e tecnologias que os demais não dominam/conhecem. Isso resulta em um profissional de liderança, apto para gerir de projetos complexos em arquitetura, urbanismo, paisagismo, interiores, mobiliários, patrimônio e execução de edificações e cidades. A UPF é sinônimo de educação, tradição, qualidade e inovação. E essas são as credenciais que nossos egressos levam ao se formarem no curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF. Eles são os agentes transformadores que melhoram e capacitam o mercado de trabalho na região, no estado e no país.

Quer saber os diferenciais do ensino híbrido?

 

 

Imersão

  • Imersão no universo da Arquitetura e Urbanismo desde o início, com aprendizagem de softwares, práticas em ateliê, e laboratórios específicos que irão levar você a uma relação direta da profissão com a sua realidade.

 

Flexível

  • Aulas práticas a cada 15 dias, podendo ocorrer no sábado de acordo com necessidade, possibilitando adequação de horário nas aulas síncronas e assíncronas, conciliando sua vida pessoal e profissional, com sua vida de estudante de Arquitetura e Urbanismo.

 

Multidisciplinar

  • Equipes de professores multidisciplinar nas disciplinas chave do curso, possibilitando contato com as várias áreas do conhecimento de uma só vez, conciliando a prática de uma visão holística, necessária ao profissional do futuro.

 

 

Você pode ir mais longe!

A Universidade não quer que você pare por aí. Quer que o profissional evolua ainda mais na sua carreira por meio das especializações, mestrados e doutorados da UPF. Mas essa dica é só para você saber que a UPF oferece muitas oportunidades.

 

O Universo UPF não para por aí!

Temos professores qualificados, inúmeros laboratórios, uma biblioteca com o maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte, serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho e estágios, intercâmbio em 20 países, mais de 300 laboratórios, acesso à maior rede de inovação do norte do RS e muito mais...

Tenho Interesse

Receba informações sobre as formas de ingresso na UPF