Notícias UPF

UPF premia vencedores da 16ª Feira de Ciências

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

Participaram da competição estudantes de escolas estaduais de Passo Fundo e região

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, no Centro de Eventos, Campus I, a 16ª Feira de Ciências UPF e a 12ª Mostra de Inovação Tecnológica. Durante o encontro, ocorreu a segunda etapa de avaliação dos trabalhos e a premiação dos vencedores.  O Colégio Tiradentes foi o grande vencedor da Feira, com o trabalho denominado “Recicla PF: Aplicativo de Coleta Seletiva para o município de Passo Fundo”. 

O tema dos eventos para o desenvolvimento dos trabalhos foi o “Desenvolvimento científico e tecnológico: qualidade de vida e garantia de biodiversidade” e os estudantes tinham o desafio de criar um projeto relacionado à temática. 

De acordo com o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, o evento é um importante momento para a Universidade reunir a comunidade em prol da ciência e da educação. “É importante para a UPF poder ter esse momento com as escolas que estão participando e com os estudantes do ensino médio, e isso faz parte do compromisso da Universidade enquanto comunitária. Então, agradecemos aos estudantes e aos professores que passaram o ano se preparando para estar aqui e participar da Feira de Ciências, porque o mais importante não é a premiação, mas sim a participação de todos”, destacou.

Participaram da premiação o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, e a coordenadora do evento, professora Rejane Padilha Quedi.  A 16ª Feira de Ciências UPF e a 12ª Mostra de Inovação Tecnológica contaram com a participação de estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 7º ano, e com estudantes do ensino médio e do ensino técnico. “Na primeira etapa, foram apresentados vídeos com os trabalhos. Após avaliação, 12 projetos foram selecionados para apresentação para uma banca”, explicou um dos coordenadores do evento, professor Dr. Ademar Antônio Lauxen.   
A segunda colocação do prêmio ficou com estudantes do Colégio Fagundes dos Reis, com o trabalho denominado “A reutilização de resíduos para produção alternativa de cera, inseticida e sabão”. O terceiro melhor trabalho classificado para premiação foi o denominado “Produção de húmus através de uma composteira orgânica”, da Escola Monteiro Lobato. 

Entre os trabalhos apresentados para avaliação, estava o do grupo de Natália Viviam Loss, do Colégio Tiradentes. “Nosso trabalho se chama Jardim Autossuficiente. Ele é um projeto que pode ser aplicado em qualquer residência, sendo um jardim de plantas medicinais interligado a uma composteira, para que a pessoa faça a manutenção da própria saúde e ao mesmo tempo utilize os dejetos orgânicos que a gente joga fora”, contou. 

Projeto vencedor 
De acordo com o professor de Biologia do Colégio Tiradentes, Amauri Picoli de Oliveira, a escola tem um Clube de Ciências que trabalha com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa para Feiras de Ciências. “Tivemos a ideia do projeto a partir de uma visita à Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama), onde verificamos o problema que tinham em relação à comunicação. A partir disso, pensamos na possibilidade de criação de um aplicativo que as pessoas pudessem enviar uma mensagem para a cooperativa, para que ela fosse lá buscar os materiais”, explicou. 

A conquista do primeiro lugar na competição deixou os estudantes muito felizes. “Recebemos a notícia com alegria, foi cansativo desenvolver o aplicativo porque demandou muito tempo, estudo e esforço”, contou o estudante Jeremias Antônio Lago, de 17 anos. 
Conforme os integrantes, o objetivo é disponibilizar o aplicativo para uso da comunidade, com o propósito de contribuir na resolução da problemática de comunicação e de favorecer o aumento do nível de reciclagem na cidade. 

Feira de Ciências 
O projeto Feira de Ciências e Mostra de Inovação Tecnológica busca, junto às escolas das diferentes redes de ensino, trabalhos de pesquisa que abordem temas referentes às transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas, com o objetivo de incentivar e divulgar os conhecimentos construídos no cenário das grandes questões sociais.

Galeria de Vídeos