Notícias UPF

Estágio em ciências por meio do ensino remoto

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Os acadêmicos do curso de Química Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) encerraram a apresentação de suas aulas propostas para o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental, no componente curricular Ciências da Natureza. A disciplina foi ministrada pelo professor Dr. Ademar Antonio Lauxen, que também orientou alguns trabalhos, assim como a professora Me. Ana Paula Härter Vaniel e professor Dr. Lairton Tres.

Em função da pandemia da Covid-19, novos rumos tiveram que ser tomados, com isso o estágio precisou ser adaptado, aonde os acadêmicos mantiveram o planejamento de todas as aulas para o semestre e algumas foram apresentadas para os colegas pelo sistema remoto.

Uma diversidade de recursos e saberes foram explorados, de acordo com as aulas apresentadas que tiveram como base a organização curricular desenvolvida por meio das situações de estudo, uma proposta adotada pelo curso, visando romper com a linearidade e a fragmentação do ensino partindo de temas da vivência dos estudantes que possibilitam a problematização, a contextualização, a investigação e, com isso, a significação dos conceitos científicos.

Os acadêmicos que desenvolveram seus estágios foram: Alexsandro Bonatto, André Slaviero, Anny Karolyne Cecato De Carvalho, Daniel Biazotto, Eduarda Souza Rochembach, Guilherme Antonio Paludo, Jaqueline Cantoni, Mayara Luza Chiapinoto e Rafaela Cristina Moretti Rodrigues.

Os professores destacaram a importância de os acadêmicos vencerem o desafio. “Parabenizamos os estudantes por participarem desta experiência de formação por meio do ensino remoto, mesmo num período de estágio, parte essencial da formação de um professor. Sabemos que nada substitui a aula presencial do professor: o envolvimento com os estudantes nas escolas, a realização das atividades experimentais, investigativas e toda a interação que somente as aulas presenciais permitem, mas, mesmo assim, os objetivos principais puderam ser alcançados”, destacaram os docentes.