Ensino

Energia renovável é tema de visita técnica do curso de Química da UPF

27/10/2021

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A turma de acadêmicos da disciplina de Princípios de Processos Químicos, do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF), visitou a Usina Solar e os geradores a diesel da Instituição. A atividade, organizada pelas professoras Dra. Janaína Fischer e Dra. Clóvia Marozzin Mistura, aconteceu no dia 21 de outubro.

A visita técnica foi acompanhada do responsável pelo setor de Sistemas Elétricos da UPF, o engenheiro elétrico Rangel Casanova Daneli. Nas discussões realizadas, os estudantes puderam saber mais sobre as energias alternativas utilizadas pela Universidade e sua expansão, bem como os investimentos em energias limpas e segurança energética no Campus central e nos campi.

Segundo a professora Clóvia, cada vez mais as energias alternativas entram na vida cotidiana, sendo mais limpas e podendo ajudar a diminuir as emissões atmosféricas dos gases do efeito estufa. “Com estas atividades presenciais e diferenciadas, o curso de Química diversifica a forma dos acadêmicos estudarem os processos envolvidos na geração de energia, discutindo para além dos aspectos técnicos, mas também os aspectos financeiros, de sustentabilidade e socioambientais”, comenta.

De acordo com Daneli, a situação atual beira o colapso energético, e é preciso, urgentemente, de mais usinas eólicas, solares, biomassa e hídricas em todas as regiões do Brasil. “Governos Federais dormiram desde 2010 em relação à segurança energética nacional. Deveriam ter iniciado o fomento de mais usinas há pelo menos 12 anos atrás. Energia não deve ser plano de Governo, deve ser plano de Estado escalonado de 15 em 15 anos”, disse.

Os acadêmicos puderam abarcar subsídios práticos para as discussões teóricas que perpassam as disciplinas do curso de Química da UPF. “Aprender na prática aliando a teoria é a melhor forma de contextualizar a importância da profissão de químico”, relata a professora Janaína.

Vestibular de Verão 2022
O curso de Química Bacharelado está com inscrições abertas no Vestibular de Verão 2022. Conheça os diferenciais de ser um profissional da química formado pela UPF acessando AQUI. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail quimica@upf.br ou pela #quimicaupf.

INSCREVA-SE