Ensino

Vídeo que retrata trabalho de professores e bolsistas extensionistas da UPF é premiado em Festival da USP

09/03/2021

08:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução internet

Uma ação colaborativa entre professores do ensino básico, docentes da UPF e bolsistas extensionistas, vinculados ao projeto de Extensão da UPF “Formação Continuada de Professores de Matemática”, desenvolveu, ainda em 2019, uma prática para aprendizagem de estatística para o ensino médio que resultou um vídeo.  Esse material acabou sendo premiado recentemente durante o 1º Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento em Matemática da Universidade de São Paulo (CAEM/USP). O projeto de extensão é vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da UPF.

A ideia do vídeo, com foco no ensino da Estatística para a 3ª série do ensino médio, foi colocada em prática com a liderança dos professores Gelson Berlatto e Dra. Rosana Maria Luvezute Kripka. No material, eles apresentam uma abordagem envolvendo a Sustentabilidade. 

De acordo com os professores Gelson e Rosana, o grupo construiu uma proposta didática que oportuniza ao estudante se colocar como protagonista de seu próprio aprendizado, por meio de coleta de dados e de reflexões sobre a realidade do descarte de resíduos sólidos. “Os conceitos matemáticos são trabalhados por meio de problemáticas advindas desse cenário, tendo em vista a promoção da aprendizagem significativa”, explica.

O Festival tem como objetivo incentivar e divulgar novas abordagens ao Ensino da Matemática baseadas nas experiências e/ou vivências de professores da Educação Básica. Para acessar o vídeo, basta clicar aqui.
 

INSCREVA-SE