Extensão

UPF e Grazziotin: formação para atender as demandas da empresa

02/09/2021

15:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

ZZ On é um dos projetos da parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a empresa. Foco está na formação de jovens para a área de tecnologia da informação

Estar atenta as demandas da sociedade é um dos objetivos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Esse movimento é feito por meio de projetos de extensão vinculados às diversas áreas do conhecimento e voltados para os mais diversos públicos. Exemplo prático é a parceria firmada com o Grupo Grazziotin no projeto ZZ On. Realizado dentro do Programa Fábrica Experimental de Desenvolvimento e Teste de Software, o curso é voltado para formação de jovens que têm o interesse na área da Tecnologia da Informação, já direcionando para o trabalho dentro da empresa.

Com duração de 40 horas, o curso tem atividades nas terças e quintas à tarde, de forma presencial, realizado nos laboratórios do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Campus I. Durante a atividade são trabalhados conteúdos que abrangem Inovação e tendências atuais de mercado, ferramentas de produtividade pessoal e desenvolvimento de aplicativos (Apps) para dispositivos móveis.

De acordo com o professor Me. Eder Pazinatto, um dos coordenadores do projeto, o trabalho em conjunto com a empresa fortalece o compromisso dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem como das ações de extensão, na formação qualificada de profissionais que atuarão no mercado. “Essa parceria com o Grupo Grazziotin já tem trazido resultados e esse projeto é mais um que agrega tanto para a Universidade, quanto para a empresa. Nele, podemos estar inseridos na comunidade, oferecendo o que temos de melhor que é o conhecimento, ao mesmo tempo que atuamos como uma ferramenta junto às empresas locais”, observou.

Presente na recepção aos participantes, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogério da Silva, ressaltou a importância da relação existente entre a Universidade e a comunidade. Para ele, projetos nascidos de demandas reais das empresas encontram na Instituição o ambiente ideal para serem colocados em prática. “Essa é uma oportunidade única para buscar capacitação e uma formação de qualidade. Por meio dessa parceria, que é pioneira, estamos atendendo as demandas da empresa, mas também estamos abrindo as portas do mercado de trabalho para esses jovens que estão iniciando a sua caminhada”, ressaltou.

Segundo a diretora de Recursos Humanos da Grazziotin, Daniele Moraes de Oliveira, a empresa vem conversando com a UPF há dois anos e esse é o segundo projeto em execução. O objetivo, de acordo com ela, é a formação de alunos e jovens, com foco em oportunizar uma orientação profissional e o ingresso no mundo do trabalho. “Tendo em vista que essa área é uma das mais buscadas na atualidade, temos uma dificuldade muito grande de encontrar profissionais no mercado. Temos esse perfil de desenvolver as pessoas e oportunizar o primeiro emprego e acreditamos muito que esse projeto é um ganho para os alunos que estão aqui, que recebem um direcionamento, um ganho para a empresa, que vai contar com grandes profissionais e ganha a Universidade, que oportuniza esse espaço de formação”, frisou.
 

INSCREVA-SE