Notícias UPF

Calouros do curso de História visitam o Arquivo Histórico Regional, o Museu Histórico Regional e o Instituto Histórico de Passo Fundo

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Os alunos do primeiro nível do curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF) conheceram, na sexta-feira, 27 de abril, os centros de documentação e espaços museológicos articulados ao curso. Equipes do Museu Histórico Regional (MHR), do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e do Arquivo Histórico Regional (AHR) receberam os estudantes e apresentaram, numa breve visita mediada em cada um dos espaços, as potencialidades dos acervos, as especificidades de atuação de cada um, bem como as formas diversas de se trabalhar história em espaços de memória.

A atividade deriva da proposta da disciplina Introdução aos Estudos Históricos, ministrada pela professora Gizele Zanotto. Esse conteúdo disciplinar se propõe a discutir as compreensões da ciência histórica e as possibilidades do métier do historiador. Ao longo do curso, os espaços de memória visitados serão foco de trabalhos mais específicos de pesquisa e produção de trabalhos para atividades de extensão curricular ou de produção de conhecimento histórico.