Geral

Curso de Filosofia discute temas relacionados à pandemia no projeto “O que a filosofia tem a dizer sobre...”

30/08/2021

08:26

Por: Assessoria de Imprensa

O curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo (UPF) retomará, em setembro, o projeto “O que a filosofia tem a dizer sobre...”. O projeto tratará temas ligados à pandemia da covid-19. O primeiro debate ocorrerá no dia 1º de setembro e terá como assunto a solidão. O evento será de forma remota, com transmissão pelo Youtube, às 19h30min. Os interessados em acompanhar a discussão encontrarão mais informações nas páginas do curso no Facebook (FilosofiaUpf) e no Instagram (filosofiaupf).

Temida por uns e almejada por outros, a solidão, há muito tempo, exerce grande fascínio nos seres humanos. A pandemia e sua demanda por distanciamento social proporcionaram doses extras de solidão para muitas pessoas, tornando esse um tema urgente para a reflexão. A pretensão da filosofia é iluminar o fenômeno por diferentes perspectivas, ajudando a perceber o que nele pode haver de positivo e de negativo. O tema será debatido pelos professores Dr. Marcelo Doro, coordenador do curso de Filosofia, e Dr. Miguel Rossetto, com mediação do professor Dr. Andrei Lodea.

Além desta edição de setembro, haverá outras três edições neste ano. Em outubro, no dia 4, o tema em questão será a morte. No mês seguinte, em 4 de novembro, a discussão será sobre luto e melancolia. O último debate do ano, em 2 de dezembro, tratará do futuro.

O projeto “O que a filosofia tem a dizer sobre...” é mantido pelo curso de Filosofia da UPF desde 2012, com o objetivo de contribuir com a discussão de temas de interesse geral e, assim, mostrar a contribuição da reflexão filosófica para a compreensão de nosso mundo e de nós mesmos.

As inscrições devem ser realizadas AQUI. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail filosofia@upf.br.

 

 

INSCREVA-SE