Notícias UPF

UPF conquista 57 cursos estrelados no Guia da Faculdade

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Universidade de Passo Fundo tem cerca de 40 cursos com selo de qualidade quatro estrelas no Guia promovido pelo Estadão e Quero Educação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) confirma mais uma vez a sua excelência acadêmica. O Guia da Faculdade, promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e Quero Educação, divulgou nesta sexta-feira, 4 de outubro, o resultado da avaliação de cursos superiores do Brasil. Mais da metade dos 57 cursos estrelados da UPF conquistaram conceito 4, num rol máximo de 5. 

A avaliação externa, promovida pelo Guia da Faculdade do Estadão e Quero Educação, classificou os cursos numa escala de 1 a 5. Do total de cursos estrelados da UPF, 37 conquistaram quatro estrelas e outros 20, três estrelas. Esse resultado é considerado muito positivo e significativo para a Universidade. “Trata-se de um importante indicador de qualidade. Os resultados obtidos pelos 57 cursos avaliados é, antes de tudo, uma resposta ao grande esforço institucional, que passa pela dedicação de cada estudante, de cada professor, de cada gestor e de cada funcionário. O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) é nossa mola propulsora, e, por intermédio dele, fazemos valer, em cada ação, a missão desta instituição”, destacou o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda.

O Guia teve mais de 6 mil coordenadores e professores de instituições de ensino superior de todo o país cadastrados para atuar, voluntariamente, como avaliadores e dar notas de 1 a 5 para cada graduação. Entre os quesitos avaliados, estiveram a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. “O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia séria, definida por eles como ‘avaliação por pares’. Acredito que os conceitos atribuídos aos cursos de graduação (3 e 4) da UPF, além de um importante indicativo de qualidade, reconhecendo o trabalho sério realizado na Instituição, são também a pedra de toque para que, principalmente os estudantes, possam escolher, em tempo de vestibular, dentre tantas possibilidades, um curso superior e, consequentemente, uma universidade de qualidade”, ressaltou Casagranda.

A excelência acadêmica em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica em todas as áreas do conhecimento torna a UPF referência em ensino superior e reconhecida como a maior instituição de ensino do norte do Rio Grande do Sul. “Quem conhece a UPF, quem é ou foi aluno desta instituição, entende perfeitamente o esforço que todos fazemos para garantir as melhores condições de estudo, de trabalho e de formação. A qualidade educativa é um dos princípios fundantes de nosso projeto pedagógico. Ao lado dele, é bom que se diga, estão a responsabilidade social, a gestão democrática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, destacou o vice-reitor de Graduação.

Confira os cursos com 4 estrelas:
Administração
Administração – UPF Sarandi
Administração – UPF Soledade
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Ciências Contábeis
Ciências Contábeis – UPF Casca
Ciências Contábeis – UPF Soledade 
Direito 
Direito – UPF Carazinho
Direito – UPF Casca
Direito – UPF Lagoa Vermelha
Direito – UPF Sarandi 
Direito – UPF Soledade 
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Filosofia
História
Jornalismo
Letras
Matemática
Medicina Veterinária
Odontologia
Pedagogia
Pedagogia – UPF Lagoa Vermelha 
Pedagogia - UPF Soledade 
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química
Serviço Social