Notícias UPF

Programa de extensão da UPF promove oficina de educação socioambiental

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Integrando ações da Semana do Meio Ambiente, a bolsista Paidex Scheila dos Santos, do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolveu oficinas de educação socioambiental no dia 29 de maio junto com as crianças do projeto Transformação em Arte. A atividade ocorreu na Sala Futura, junto ao espaço cultural Roseli Delèski Pretto, local em que a bolsista desenvolve suas atividades de extensão universitária por meio do projeto de extensão Comunidades Sustentáveis, trabalhando com temas voltados à preservação e ao cuidado com os recursos hídricos. 

A atividade também tem parceria com a Agenda 21 local e a Assembleia Permanente Pela Preservação Ambiental (APPA). O programa realiza atividade de educação de jovens e adultos junto ao galpão de reciclagem da COAMA, cuja cooperativa tem convênio com a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) para coleta dos resíduos recicláveis produzidos na UPF.

Conheça mais sobre os programas:

Comunidades Sustentáveis 
O programa Comunidades Sustentáveis, em consonância com as diretrizes da Política de Responsabilidade Social da UPF (2013/2016) e dos cursos de graduação envolvidos, tem como objetivo geral promover a educação socioambiental, por meio da integração das diferentes áreas do conhecimento, unificando ações de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de desencadear processos de reflexão e superação de problemas que envolvem a comunidade universitária (interna) e a comunidade local (externa), visando à sustentabilidade, à autonomia e à inclusão dos sujeitos como agentes essenciais para a transformação da realidade e o exercício da cidadania. 

Sala Futura
A Sala Futura é uma midiateca com acervo temático do Canal Futura. Espaço para formação de educadores socioambientais e atendimento ao público.

Projeto Transformação em Arte
Visando amparar os filhos dos trabalhadores da reciclagem e demais crianças e adolescentes da Vila Popular, surgiu em 2009 o projeto Transformação em Arte, executando ações de promoção social beneficiando as famílias moradoras do bairro. As atividades são realizadas em sala anexa ao pavilhão da COAMA.