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Grupo de Pesquisa do PPGEdu lança seu oitavo livro

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PGEdu/UPF), promoveu, na sexta-feira (03),  o lançamento oficial do seu oitavo livro. Organizada pelos professores Dr. Altair Alberto Fávero, Dra. Carina Tonieto e Dr. Evandro Consaltér, a obra intitulada “Leituras sobre Zygmunt Bauman e a Educação” reúne textos de pesquisadores da Universidade, de outras instituições de ensino superior brasileiras e de pesquisadores de universidades do México e dos Estados Unidos.

De acordo com os organizadores, os textos que compõem a coletânea têm a pretensão de contribuir para que docentes, gestores, especialistas, mestrandos e doutorandos em educação possam acessar ideias importantes sobre esse instigante pensador, que deixa uma vasta obra para ser explorada, compreendida e reinterpretada. Segundo eles, Bauman (1925-2017) tem se afirmado como um dos mais interessantes intelectuais contemporâneos e um dos mais influentes comentadores que refletem sobre a condição humana num mundo marcado por constantes transformações, e tornou-se um exímio e perspicaz observador das tendências e das forças fundamentais da atualidade pelo fato de tê-las vivenciado de maneira radical.

A constituição de parte dos textos que compõem a obra é resultado parcial de estudos e investigações que aconteceram no GEPES/UPF, através do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (2016-2018). O projeto teve como objetivo geral compreender os fundamentos epistemológicos e paradigmáticos que perpassam a formação docente na perspectiva da interdisciplinaridade, tendo em vista os desafios do atual cenário da expansão da educação superior, suas fragilidades e suas possíveis consequências para os processos formativos. 

Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se as leituras sistemáticas que ocorreram nos encontros quinzenais do grupo de estudo, dos quais participam doutorandos, mestrandos, bolsistas de iniciação científica, alunos de graduação e professores da educação básica. 

Além disso, no ano de 2017, foi ofertada, pelo professor Dr. Altair Alberto Fávero, no Programa de Pós-Graduação em Educação, a Leitura Dirigida sobre Bauman, da qual participaram diversos mestrandos e doutorandos, ação que, somada às discussões do Grupo, constitui a base das investigações da coletânea. Também fazem parte dessa obra textos de pesquisadores ligados às redes e aos convênios (nacionais e internacionais) do PPGEdu, como os firmados com a Universidad Autônoma del Estado de México (UAEMéx) e com a Universidad de Colima (UCOL/México), com o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Giepes/Unicamp) e com a Rede de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Repes/Furg). Entre essas parcerias institucionais nacionais, a equipe destaca a celebrada com pesquisadores da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), que contribuíram para a elaboração da obra.

Para o professor Dr. Altair Fávero, coordenador do Programa, a produção científico-acadêmica dos grupos de pesquisa consolida a excelência da pós-graduação e coloca a UPF no patamar das grandes instituições formadoras de mestres e doutores.

Obras já publicadas
Além dessa produção, o Grupo de Pesquisa já publicou as obras “Educar o educador”, lançado em 2010 pela editora Mercado de Letras, de autoria dos professores Dr. Altair Alberto Fávero e Dra. Carina Tonieto; “Leituras sobre John Dewey e a educação”, coletânea publicada em 2011 pela editora Mercado de Letras e também organizada pelos professores Altair e Carina; “Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política”, coletânea publicada em 2012 pela editora Mercado de Letras e organizada pelos docentes Dr. Altair Alberto Fávero e Dr. Edison Alencar Casagranda; “Leituras sobre Richard Rorty e a educação”, coletânea publicada em 2013 pela editora Mercado de Letras e organizada por Altair e Carina; “Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas”, obra publicada em 2015 pela editora Mercado de Letras e organizada por Altair, Carina e Leandro Carlos Ody; “Epistemologias da docência universitária”, publicada em 2016 pela CRV e organizada por Altair e Carina;  e “Interdisciplinaridade e formação docente”, publicada em 2018 pela CRV e organizada por Altair, Carina e Evandro Consaltér.