Notícias UPF

Dia Mundial do Meio Ambiente: semeando e plantando cidadania

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Por meio de projetos da UPF, cooperados da Coama estão participando de atividades de conclusão de estudos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho, professores e bolsistas extensionistas da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com os cooperados da Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama), mobilizaram-se com a equipe do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) para uma atividade de exercício da cidadania, buscando a efetivação de um dos objetivos do milênio e a Política de Responsabilidade Social da UPF. Nesse sentido, após estudos realizados no Galpão de Reciclagem, esses “Profetas da Ecologia” (nome dado pelo irmão Antonio Cechin aos catadores e catadoras de materiais reciclados) estiveram novamente no núcleo, onde fizeram as provas do supletivo para certificação do ensino fundamental e médio.

Os cooperados da Coama são jovens e adultos que não tiveram oportunidade na sua infância e adolescência de estar nos bancos escolares. Com a ajuda do projeto de extensão universitária da UPF “Aulão na Coama” e integrando o programa de extensão “Comunidades sustentáveis”, ambos vinculados ao Centro de Ciências e Tecnologias  Ambientais (CCTAM), esses jovens e adultos estão concluindo os seus estudos e almejando melhoria profissional. Na opinião da professora Me. Elisabeth Maria Foschiera, que coordena o “Aulão na Coama”, é fundamental cuidar dos cuidadores do meio ambiente.

O projeto também é acompanhado pelos bolsistas do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e Assuntos Comunitários (Paidex) Verônica Azambuja Wagner, Leonardo Bruno Viecilli Debortoli e Scheila Rapkevicz do Santos, com o apoio do projeto de extensão universitária “Saúde, meio ambiente e sustentabilidade”, o qual é coordenado pelo professor Dr. João de Carli, do curso de Odontologia.

Aulão na Coama
Tem por objetivo desenvolver atividades interdisciplinares de educação de jovens e adultos que promovam autonomia e certificação dos cooperados da Coama.

Comunidades sustentáveis UPF
Em consonância com as diretrizes da Política de Responsabilidade Social da UPF (2013/2016) e dos cursos de graduação envolvidos, tem como objetivo geral “promover a educação socioambiental, por meio da integração das diferentes áreas do conhecimento, unificando ações de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de desencadear processos de reflexão e superação de problemas que envolvem as comunidades universitária e local, visando à sustentabilidade, à autonomia e à inclusão dos sujeitos como agentes essenciais para a transformação da realidade e o exercício da cidadania”. 

CCTAM
O Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM) é um dos centros da UPF supervisionado pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, com programas e projetos relacionados à área ambiental, tendo por objetivo desenvolver atividades de extensão e pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia ambientais. O CCTAM atualmente está composto por dois programas (um com seis e outro com três projetos) e mais quatro projetos isolados, totalizando 13 projetos de extensão com atuação na educação e no cuidado com o meio ambiente.