Curso de extensão

Curso de Extensão: De Que Bebê Estamos Falando?

  • 24/05 a 31/08

  • Faculdade de Educação - Campus I, Passo Fundo

Objetivos do Curso

Sensibilizar os participantes sobre o valor e os princípios da abordagem inspirada em Emmi Pikler, para a educação de qualidade e desenvolvimento saudável das crianças de 0 a 03 anos.
Constituir um grupo de estudos fundamentado na abordagem pikleriana, com participantes da comunidade acadêmica e externa.
Apoiar o lançamento de um núcleo de estudos e pesquisas na área da infância.

Programação

24/05 – Sexta-feira
14h às 16h - CONFERÊNCIA ABERTA 
A Importância de Investir na Primeira Infância Como Política Pública – Dra Sylvia Nabinger
16h às 16h30min – Lançamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre e Com a Infância Faed-UPF -  Dra. Adriana Bragagnolo e Dra. Rosana C. Farenzena
18h30min às 22h30min - A Construção dos Vínculos e o Apego
Dra. Sylvia Nabinger

25 de maio - Sábado
8h30min às 12h30min
Continuidade da abordagem com a Dr.a Sylvia Nabinger

01/06 - Sábado
8h30min às 12h30min e das 13h30 às 17h30min
A Importância dos Cuidados Básicos
Me. Karina Recktenvald

29/06 - Sábado
8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min
Pensando o Espaço do Bebê 
Psicomotricista Manuelita Dotti

06/07 - Sábado
8h30min às 12h e das 13h às 17h30min
Segurança Postural
Me. Rafael Ferreira Kelleter

17/08 - Sábado
8h30min às 12h30min e das 13h30min às 15h30min
Aplicação dos Princípios Piklerianos no Contexto de Atuação Profissional dos Participantes e Constituição de um Grupo Permanente de Estudos e Pesquisas na Área
Dra. Rosana C. Farenzena

*A ordem das temáticas do segundo ao quarto encontro poderá ser alterada, mantendo-se as mesmas datas.

Inscrições e investimento

As inscrições podem ser feitas até 17 de maio.

O curso terá um custo de R$ 450,00, podendo ser parcelado em até 04 vezes no cartão de crédito no ato da inscrição ou com até 04 cheques diretamente na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I. O pagamento do boleto bancário deverá ser feito até 24h após a inscrição no curso. Para os participantes que precisam de nota fiscal, no ato da inscrição onde o sistema solicita os dados de cobrança, informar: "não utilizar meus dados para a cobrança", assim abrirá a opção para informar os dados do pagador onde deverá ser informado o CNPJ da escola e preencher os demais dados, assim o boleto bancário sairá em nome da instituição pagadora. A nota fiscal será emitida posteriormente pelo setor Financeiro da UPF. As vagas para o curso são limitadas, por ordem de inscrição, sendo que a vaga fica confirmada após o pagamento do mesmo. O curso será realizado somente se houver um número mínimo de 40 participantes.

Currículo dos professores

Sylvia Nabinger – Porto Alegre - Assistente social, doutora em Direito de Família, consultora internacional da infância, técnica em saúde mental, professora convidada da Escola Superior do Ministério Público e do Instituto Contemporâneo de Porto Alegre. Formação no Instituto Emmi Pikler, Budapeste, presidente da Rede Pikler Brasil. Distinguida com a medalha de grande oficial do Ministério da Justiça.

Karina Recktenvald – Porto Alegre - Psicóloga (PUCRS), especialista em Psicoterapia Psicanalítica: Infância, Adolescência e Idade Adulta  e em Psicanálise das Configurações Vinculares (Contemporâneo). Mestre em Psicologia Clínica (UNISINOS). Professora de Desenvolvimento nos cursos de Especialização do Contemporâneo. Formação no Instituto Emmi Pikler, Budapeste. Membro da Rede Pikler Brasil e da Rede Pikler Nuestra América.

Manuelita Dotti – Porto Alegre – Psicomotricista, licenciada em Psicomotricidade pela Universidade Católica do Uruguai; formação no Instituto Emmi Pikler, Budapeste. Membro da Rede Pikler Brasil e da Rede Pikler Nuestra América. 

Rafael Ferreira Kelleter - Porto Alegre - educador físico (UFRGS), especialista em Atendimento Educacional Especializado (CENSUPEG/POA), mestrando em Educação (UFRGS); formação no Instituto Emmi Pikler - Budapeste. Membro da Rede Pikler Brasil e da Rede Pikler Nuestra América. 

Rosana C. Farenzena – Passo Fundo -Pedagoga, psicóloga, especialista em Alfabetização; mestre em Educação (UPF); doutora em Estudos da Criança – UMINHO PORTUGAL; professora da Faed/UPF; coordenadora do Programa de Extensão Brinquedoteca Universitária FAED-UPF; membro da Rede Pikler Brasil.

Parceria

Laços Ateliê da Infância

Promoção

Programa de Extensão Brinquedoteca Universitária - Brinquedoteca da Faed; Brinquedoteca Campus Carazinho; Brinquedoteca Campus Lagoa Vermelha; Brinquedoteca Campus Soledade; Espaço Lúdico de Atendimento a Crianças Hospitalizadas HSVP.

Coordenação e informações

Coordenação Geral: professora Rosana C. Farenzena
Outras informações: 54 3316-8290 - 54 3316-8296