Notícias UPF

A saúde do homem é destaque no Novembro Azul

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Estudantes da UPF realizam intervenções para conscientização e prevenção a saúde masculina

Acadêmicos da UPF promovem campanha sobre a saúde do homem

Com a campanha “Novembro Azul: Uma Visão Integrada Sobre a Saúde do Homem”, acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, no dia 7 de novembro, no Passo Fundo Shopping, a abertura da campanha de conscientização sobre a importância da saúde do homem. A campanha foi idealizada pela Liga Acadêmica de Nefrologia e Urologia (LANU) da Faculdade de Medicina, pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (DAFEFF) e pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Nutrição (DAN).

De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, mesmo com as constantes campanhas de prevenção para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos não os realizam. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. "Sabemos que, culturalmente, os homens negligenciam mais o atendimento médico quando comparados às mulheres. Desta forma, ações como a que estamos desenvolvendo neste mês tornam-se tão importantes", destacaram os organizadores da campanha.

Durante a atividade, os acadêmicos abordaram o público falando sobre os cuidados com a saúde masculina, respondendo as dúvidas, distribuindo folders com informações sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata, alimentação saudável e prevenção da obesidade, atividades físicas e prevenção da incontinência urinária. Além disso, foi realizada aferição da pressão arterial sistêmica e medidas antropométricas.

Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo câncer de próstata. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam os homens a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

Conforme a organização da campanha, a integração entre os cursos de Fisioterapia, Nutrição e Medicina, de forma inovadora, permitiu uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar da saúde do homem, promovendo conscientização, estímulo à prevenção e melhoria da qualidade de vida.

Outra ação da campanha ocorre no dia 28 de novembro, no horário das 14h às 20h, no 2º piso do Passo Fundo Shopping, onde os estudantes estarão novamente abordando a população do Shopping para conscientização sobre a saúde masculina.