Notícias UPF

UPF mais próxima de você: FUPF e Fetag-RS firmam parceria

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Associados, funcionários e dependentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul a partir de agora têm descontos exclusivos nos cursos de graduação e pós-graduação da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está sempre atenta as demandas do mercado e buscando novas possibilidades de parcerias que promovam benefícios para o acesso de estudantes ao ensino superior. Na tarde desta quarta-feira, dia 25 de novembro, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) realizaram o lançamento de um convênio que prevê descontos nas mensalidades para os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

O encontro on-line contou com a presença da reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; do presidente da FUPF, professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto; do diretor da UPF Casca, Me. Henrique Bertosso; do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casca e coordenador da Regional Passo Fundo, Nauro Nizzola; e do tesoureiro da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos; além de agricultores, dirigentes sindicais, associados, funcionários, dependentes e convidados.

De acordo com a reitora, a pandemia mudou muitas coisas, aumentando as discrepâncias existentes e acentuando desigualdades, por isso a necessidade de se fazer frente a esse panorama por meio da promoção ao conhecimento. “Estudar significa, sim, a possibilidade de melhorar a empregabilidade, de melhorar os patamares de desenvolvimento de uma região, de um estado, a formação qualificada dos nossos jovens. Tanto a formação profissional, quanto a acadêmica, são condições para que os jovens permaneçam nas suas regiões e possam agregar valor ao campo, criando o empreendedorismo local e possibilidades reais de desenvolvimento”, afirmou professora Bernadete.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casca destacou que, no passado, existia uma distância muito grande entre o campo e as universidades e que, com o passar do tempo e com o avanço da inovação tecnológica, isso mudou e, assim, agricultores e filhos de agricultores têm acesso ao conhecimento e à formação profissional. “A UPF é muito conceituada na região e, com toda certeza, esse convênio fará com que muito mais jovens e filhos de agricultores possam acessar ao ensino que desejarem, seja a distância, de forma presencial, seja em Passo Fundo ou em um dos campi da Universidade”, destacou Nizzola.

Durante o lançamento, o tesoureiro da Fetag apresentou o projeto estratégico da Federação, que oferece, por meio do Cartão Fetag Mais, benefícios, descontos e economia para os associados.

A supervisora da área de Relacionamento com o Mercado da UPF, Valdirene Salvador, detalhou a parceria entre as duas instituições, que promove descontos de até 30% para associados, funcionários e dependentes da Fetag-RS. A instituição, que já formou mais de 80 mil profissionais e oferece dezenas de diferentes opções de cursos de graduação, programas de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica, oferta uma infraestrutura completa e moderna para o aprendizado acadêmico. 

Encontro on-line marcou lançamento de parceria entre UPF e Fetag-RS

Fetag-RS

A Fetag-RS possui 321 sindicatos dos trabalhadores rurais filiados, chegando a atingir em 450 municípios, divididos em 23 regionais sindicais, reunindo cerca de 200 mil agricultores e pecuaristas associados. O presidente da Fetag destacou no encontro on-line entusiasmo pela parceria estabelecida. “É com muita alegria que participamos desse momento. A Fetag trabalha muito além da produção agrícola, pensamos e trabalhamos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no meio rural. Olhamos a produção, a atividade, porque é isso que nos mantém, mas olhamos muito para o conhecimento e a capacitação das pessoas”, destacou Silva.

O presidente da FUPF também destacou a satisfação pela assinatura do convênio. “É muito importante firmarmos este convênio. As instituições convergem no seu pensamento, já que a Fetag pensa no desenvolvimento regional, e o nosso compromisso também é com o desenvolvimento regional, por meio da produção do conhecimento, para que com esse conhecimento seja possível transformar a vida das pessoas para que a partir delas se possa transformar o lugar onde vivem”, finalizou Pereira Neto.

Descontos podem chegar a 30%

A partir desse convênio, os associados, funcionários e dependentes poderão ter até 30% de desconto sobre o valor da mensalidade em cursos de graduação, exceto no curso de graduação de Medicina, e de 20% sobre o valor das mensalidades para cursos de pós-graduação lato e stricto sensu da Universidade.

O convênio prevê que para que grupos de 10 a 20 alunos o desconto na mensalidade será de 15%. Acima de 20 alunos, o desconto passa a ser de 20% nas mensalidades e para as matrículas nos cursos de graduação oferecidos nos Campi (Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade) será concedido bolsa de 30% sobre o valor das mensalidades.

Para cursos de especialização, MBA, mestrado, doutorado, a partir de dois alunos será concedido o desconto de 20% nas mensalidades.