Notícias UPF

Sajur UPF Sarandi atende gratuitamente a população

  • Por: Assessoria de Imprensa

Serviço de Assistência Jurídica atua na concretização da garantia constitucional do acesso à justiça

A estrutura multicampi da Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece diversos serviços à comunidade. Na UPF Sarandi, por exemplo, existe o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), que está vinculado à Faculdade de Direito. O espaço funciona como um laboratório de prática dos acadêmicos, os quais, orientados de forma permanente por professores, prestam atendimento jurídico gratuito à população, auxiliando na concretização da garantia constitucional do acesso à justiça.

No Sajur, são feitas consultas e orientações nas áreas do Direito, em especial, na área do direito de família. Também há atuação judicial em ações cíveis, como ajuizamento de ações, promoção de defesas, audiências, acompanhamento de ações, entre outras atividades.

Além disso, o trabalho desenvolvido permite que os estudantes estagiários atuem em casos reais, na busca da solução dos conflitos, aplicando e aliando os conhecimentos teóricos à prática judicial e extrajudicial. Dentre as práticas executadas, os acadêmicos realizam os atendimentos, dão o encaminhamento adequado, voltado, primeiramente, à conciliação, seguido pela tentativa de mediação e, se necessário, ao ajuizamento das respectivas ações. No atendimento à comunidade, o aluno ouve, aconselha e propõe soluções em defesa do cidadão.

O coordenador do Sajur da UPF Sarandi, professor Me. Fahd Medeiros Awad, destaca que uma característica do Serviço é atender ações dos clientes relacionadas à questões que envolvem a família, como divórcio, investigação de paternidade, ação de alimentos, dissolução de união estável, entre outras. “Também realizamos campanhas nos veículos de comunicação e participamos de eventos”, comenta.

No serviço prestado pelo Sajur, são atendidas pessoas com renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos. Devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19), o trabalho é desenvolvido de forma remota. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3361-5260 e pelo e-mail sajursarandi@upf.br.