Notícias UPF

Faculdade de Direito realiza ato contra as medidas que afetam a educação no país

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Os recentes cortes de verbas destinados às áreas de educação e pesquisa feitos pelo Governo Federal impulsionaram centenas de mobilizações por todo o país. Representantes de instituições de ensino públicas e privadas foram às ruas na noite dessa quarta-feira (15), pedindo mudanças. A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) também fez parte das ações, reunindo professores e acadêmicos antes do início das aulas para uma breve reflexão sobre o cenário. 

Os professores trouxeram um pouco de suas experiências enquanto bolsistas em seus mestrados e doutorados e os acadêmicos destacaram a importância da participação ativa dos estudantes nas decisões que têm implicações na educação. Para o diretor da Unidade, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, todos, independentemente de partido político, precisam estar cientes de que a educação é um investimento. “Todas as sociedades desenvolvidas conseguiram o crescimento a partir do maciço investimento na formação e educação. É através dela que as mudanças ocorrem e estamos aqui para garantir que isso seja feito em nosso país”, disse.

Responsável pela movimentação na Faculdade, o professor Me. Ipojucan Demétrios Vecchi destacou que também é o papel da Faculdade promover momentos de reflexão sobre fatos atuais. “A Faculdade de Direito é uma Unidade importante dentro da UPF e me parece que é uma questão clara o fato de que devemos estar ligados e pensando no que está ocorrendo na educação em nível nacional. Como universidade comunitária que somos, precisamos estar cientes de que essas ações terão reflexos aqui. O objetivo foi também conscientizar nossos estudantes, promovendo a discussão, a reflexão e o senso crítico diante da realidade social em que vivem”, pontuou.