Fundação UPF

Faculdade de Educação participa de plenária sobre Gestão Democrática em Soledade

23/05/2016

09:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Com o objetivo de realizar reflexões sobre os princípios da gestão democrática, estiveram presentes na plenária de discussão da Meta 19 do Plano Municipal de Educação, que trata da Lei da Gestão Democrática do município de Soledade

Com o objetivo de realizar reflexões sobre os princípios da gestão democrática, representantes do Centro Regional de Educação e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE) da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade de Passo Fundo (UPF) estiveram presentes na plenária de discussão da Meta 19 do Plano Municipal de Educação, que trata da Lei da Gestão Democrática do município de Soledade.  A Lei da Gestão Democrática da Educação está prevista no Plano Nacional de Educação que, assegura, no prazo de 2 anos (até junho de 2016), a efetivação da gestão democrática da Educação nos sistemas públicos de educação.

A plenária contou com a participação das professoras da Faculdade de Educação Eliara Zavieruka Levinski e Luciane Spanhol Bodignon, que atuam no Centro Regional de Educação (CRE) e no Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE) e que também realizam o parecer técnico do Plano Municipal de Educação. A discussão também contou com a participação da secretária municipal de Educação, Ádria Brum de Azambuja, e da professora Ionara Soveral Scalabrin, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Passo Fundo, membro do GPEPGE e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e foi acompanhada pelo prefeito municipal Paulo Ricardo Cattaneo.

A atividade realizada na última quarta-feira, dia 18 de maio, no auditório da UPF-  Campus Soledade, foi uma promoção da Secretaria Municipal de Educação do município. O evento oportunizou a participação dos gestores, professores e representantes do Círculo de Pais e Mestres da Rede Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, acadêmicos e professores do curso de Pedagogia. O encontro proporcionou reflexões e debates no âmbito da gestão educacional e escolar e sinalizou a relevância do processo de construção participativa da Lei de gestão democrática.