Perguntas Frequentes

O Setor de Atenção ao Estudante (SAEs) constitui-se como um espaço de mediação, caracterizado pela escuta e pelo acolhimento das diversas demandas oriundas de diretores, coordenadores, professores, colaboradores, alunos e seus familiares. Seu conjunto de ações tem como finalidade prestar atendimento psicológico e psicopedagógico à comunidade acadêmica, contribuindo para que os estudantes superem possíveis dificuldades durante sua permanência na Universidade. O espaço fica junto à biblioteca central Campus I, e o contato telefônico é (54) 3316-8256.

Para solicitar um aproveitamento de estudos, você deve entregar as vias originais do seu histórico escolar e dos conteúdos programáticos das disciplinas cursadas em outra universidade na secretaria do curso. Não há prazo para validar a solicitação. Não há custo para a solicitação de aproveitamento de estudos. A solicitação de aproveitamento de disciplinas deverá ser realizada através da sua intranet de aluno, em: Processos Eletrônicos - Processos que posso iniciar - Aproveitamento de disciplinas.

Após o resultado de cada processo seletivo, é estipulada uma data para que o candidato realize sua matricula. Os candidatos menores de 18 anos deverão vir acompanhados pelo responsável legal ou com procuração, com firma reconhecida, se acompanhados por outra pessoa.

Documentos para a matrícula:

- duas vias (uma original) do histórico escolar do ensino médio, contendo certificado de conclusão, carga horária, notas ou conceitos (lei nº 9394/96);

- xerox da certidão de nascimento ou de casamento;

- xerox da carteira de identidade;

- xerox do CPF;

- comprovante de residência;

- atestado médico e eletrocardiograma (para o curso de Educação Física).

O aluno pode verificar esse dado na estrutura curricular do seu curso (disponível no site). As provas podem ser realizadas até o final do terceiro semestre, a contar do ingresso no curso. Caso o aluno não o faça ou não tenha aprovação na prova, deverá cursar as disciplinas.

Esses dois procedimentos poderão ser solicitados pela Intranet, em: Processos Eletrônicos > Processos que posso iniciar > Cancelamento de matrícula / Trancamento de matrícula. O aluno que solicitar o cancelamento perderá o vínculo com a UPF e, desse modo, se desejar voltar a estudar em um curso de graduação da Instituição, deverá realizar novo vestibular.

A colação de grau é ato oficial da Universidade e será realizada em dia e horário previamente aprovados pela Reitoria, conforme determina a Resolução Consun nº l7/2000, Ofício nº 20/2003/VRGrad, Ofício circular nº 11/2007/R e Manual de Formatura.

Os alunos de todos os cursos da Universidade têm direito à colação de grau em cerimônia pública, desde que tenham integralizado o currículo pleno previsto para o seu respectivo curso. Competem à coordenação de curso e à direção de Unidade o planejamento, a organização e a condução da solenidade de colação de grau, com orientação e acompanhamento de uma equipe especialmente designada pela Reitoria.

O aluno formando que estiver impossibilitado de comparecer ao ato oficial público de colação de grau poderá requerer ao diretor da unidade a colação de grau em gabinete. Uma vez concedida a autorização para a colação de grau em gabinete, é vedado ao aluno participação no ato oficial público de colação de grau. 

Obs: para mais informações, a secretaria do seu curso pode ser consultada.

É o pedido de matrícula em disciplina, na condição de aluno especial, por aluno que está frequentando curso na UPF, por aluno de outra instituição de ensino superior, aluno graduado, aluno pós-graduando, aluno pós-graduado com o objetivo de aprimoramento pessoal ou, ainda, alunos com ensino médio concluído. Os pedidos devem ser encaminhados na Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi, mediante a entrega de documentos, conforme os seguintes casos: 

- Quando o aluno realiza curso na UPF:

Boletim acadêmico atualizado.

- Quando o aluno realiza curso em outra instituição:

Histórico escolar,

Atestado de vínculo

Cópias de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, documento militar.

- Quando graduado ou pós-graduado:

Cópia do diploma de curso superior,

Cópias de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, documento militar.

- Quando aluno com Ensino Médio concluído:

Histórico escolar do ensino médio - uma via original,

Cópias de: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, documento militar.

 É possível fazer até oito disciplinas de forma isolada.

O Elos é uma iniciativa que promove a aproximação da UPF com os alunos diplomados por ela, oferecendo benefícios e fortalecendo esse relacionamento. Todo egresso da Universidade que tenha concluído pelo menos um curso de graduação ou pós-graduação pode participar. Para isso, é necessário apenas realizar um cadastro e solicitar o cartão Elos. Cadastrado no Elos, o egresso poderá usufruir de benefícios específicos do programa. Para verificar poderá acessar o site: http://www.upf.br/elos/.

As provas de comprovação de competência visam comprovar a preexistência de habilidades e conhecimentos que possibilitem a realização de tarefas acadêmicas no decorrer da graduação, de forma a integrar os conhecimentos técnicos e práticos associados ao desempenho futuro da profissão.
A Resolução do Conselho Universitário (Consun) 10/2010 determina que a comprovação de competência no uso de ferramentas básicas de Informática é obrigatória para todos os bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Já a comprovação de competência na leitura de textos em língua estrangeira (inglês ou espanhol) é facultativa, porém, quando prevista no projeto pedagógico do curso, torna-se obrigatória.
Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota igual ou superior a 7,0. As inscrições devem ser feitas no site www.upf.br/competencia.

O aluno, no momento em que estiver selecionando as disciplinas que irá cursar no semestre, dentro de seu ambiente de aluno (intranet), pode escolher cursar uma disciplina pertinente ao seu currículo, porém, em outro campus, outro turno, ou em outro curso, desde que a disciplina esteja sendo ofertada nessa modalidade.

O valores dos cursos de graduação e dos cursos técnicos da Instituição estão disponíveis no menu Sou UPF-Informações financeiras.

As solicitações de documentos devem ser encaminhadas da seguinte maneira:

- Se você for aluno ATIVO deverá acessar a Intranet, em Processos Eletrônicos – Processos que posso iniciar – P070 – Solicitação de Emissão de Documentos.

- Se não for aluno ATIVO (graduado ou com matrícula trancada e/ou cancelada) deverá acessar aqui a Solicitação de Documentos Acadêmicos.

IMPORTANTE:

- Na solicitação poderá optar pelo envio por correio com as opções de PAC, SEDEX ou SEDEX 10 ou retirada na CAA (Passo Fundo) ou campus UPF em outras cidades (Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi, Soledade).

- Todos os custos de documentos e postagem da solicitação poderão ser simulados/consultados.

- O prazo de emissão é de sete dias úteis após a confirmação do pagamento do boleto.

Não é necessário. A rematrícula é feita por meio eletrônico, na intranet, em Acadêmico - Rematrícula. Também na intranet,  está disponível um  manual de rematrículas contendo todas as informações sobre os procedimentos para tal.

As formas de ingresso e datas podem ser conferidas no menu Ingresso.

Os cursos oferecidos pela instituição podem ser consultados no menu Ensino.

No primeiro semestre, o aluno deverá cursar todas as disciplinas do currículo. A partir do segundo semestre, é possível escolher as disciplinas, conforme seu interesse, obedecendo o período de vigência em caso de alunos que tenham bolsa ou crédito.

No semestre em que o aluno estiver concluindo o curso, deverá, obrigatoriamente, no ato da matrícula ou até o prazo estipulado no calendário acadêmico, postular a sua formatura. Para ser postulante à formatura, o aluno deverá ter concluído ou estar matriculado em todas as disciplinas de seu currículo (matriz curricular).  Deverá acessar a sua Intranet > Acadêmico > Postulação > Realizar postulação.

 Em caso de dúvidas, entrar em contato com a secretaria do seu curso.