Extensão

UPF promove Olimpíada de Robótica Educativa na região de Casca

13/09/2017

16:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, em parceria com o Laboratório do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), promove uma edição de Olimpíada de Robótica Educativa na região de Casca. A atividade tem como objetivo reforçar a formação de profissionais que assumam um papel de agente transformador da realidade, capazes de provocar mudanças com a incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas.

Para a edição 2017 foram convidadas três escolas: a Escola Estadual Professor Wilson Luiz Maccarini, do município de Casca; o Colégio Estadual Pe. Colbachini, de Nova Bassano; e o Colégio Estadual Carneiro de Campos, de Serafina Correa. As atividades estão sendo desenvolvidas em quatro etapas, duas realizadas nas escolas e duas no Campus Casca. Durante a Olimpíada, os alunos desenvolveram atividades que integram a programação de código com interface Angry Birds, programação em bloco Roboblocky, programação de robôs, e na última etapa ocorrerá a programação do robô que deverá cumprir determinado trajeto com obstáculos. As primeiras etapas já tiveram início e a previsão de conclusão da Olimpíada é outubro de 2017. 

A atividade está sendo conduzida pelo alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Casca Eduardo Ravanello Dias Júnior, Luigi Vivian, Renan Menezes e Ricardo Eustaquio Barros, sob orientação do coordenador do curso, professor Eder Pazinatto, do coordenador adjunto, professor Victor Billy da Silva, com o apoio do diretor do Campus, Henrique Bertosso, e da funcionária Thais Bison. O coordenador do projeto Olimpíada de Robótica Livre, professor Marco Trentin, também está dando suporte para as atividades cedendo material e treinamento.