Extensão

Capacitação sobre alimentação saudável, segura e sustentável oportuniza trabalho e renda para mulheres

15/03/2024

09:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, Caroline Lima e Divulgação

Iniciativa é organizada pela UPF, com realização da Unisol e parceria da Be8, Fórum Regional de Economia Solidária e Agenda 21

Cerca de 20 mulheres que integram grupos de economia solidária das ocupações dos bairros Valinhos, Bom Jesus e Zachia participam, até esta sexta-feira, 15 de março, do curso Alimentação e Controle Sanitário, na Universidade de Passo Fundo (UPF). A formação oportuniza o desenvolvimento de trabalho e renda por meio da capacitação sobre alimentação segura, saudável e sustentável. Ao longo de cinco encontros, as mulheres aprendem aspectos relacionados à manipulação segura de alimentos, culinária saudável e redução do desperdício de alimentos.

Segundo a professora do curso de Nutrição da UPF, Me. Cintia Tonieto Gris, o curso busca promover práticas alimentares saudáveis e seguras, tendo a sustentabilidade como tema transversal. “O objetivo é inspirar as participantes a enxergar a alimentação como uma oportunidade de geração de renda e autonomia”, afirma Cintia, ao destacar que os tópicos abordados incluem Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA); boas práticas de manipulação de alimentos e saúde do manipulador; culinária saudável e estratégias para redução de nutrientes críticos nas refeições; escolhas alimentares mais saudáveis; aproveitamento integral de alimentos; e redução do desperdício. “Todos os temas abordados são de extrema importância para a saúde pública, visto que promovem práticas alimentares seguras e saudáveis em nível pessoal, mas também inspiram o desenvolvimento de atividades e projetos relacionados à alimentação”, destaca.

Moradora do bairro Bom Jesus, Jaqueline de Assis é uma das alunas que participam do curso. Atualmente, ela trabalha em uma lancheria e sonha em abrir o próprio negócio um dia. “Estou amando fazer o curso, está me esclarecendo muitas dúvidas, as meninas da Nutrição são nota 10. O curso conseguiu fazer com que eu começasse a gostar dessa área da cozinha. Atualmente, trabalho numa lancheria, não diretamente na área da cozinha, e futuramente, pretendo ter o meu próprio negócio. O curso também fez eu me interessar pelo curso de Nutrição. Sou apaixonada pela UPF e toda vez que entro na Universidade parece que estou num conto de fadas”, afirma ela, que veio acompanhada da filha Esther, de cinco anos.

A iniciativa é realizada pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Rio Grande do Sul (Unisol RS) e organizada pela UPF, por meio do curso de Nutrição, com parceria da empresa Be8, do Fórum Regional de Economia Solidária e da Agenda 21. A capacitação busca fomentar a economia solidária, com ênfase nas temáticas: economia circular, sustentabilidade, empreendedorismo de mulheres, geração de valor, trabalho e renda. As aulas contemplam atividades teóricas e práticas e são realizadas à noite, no Laboratório de Técnica e Dietética, no Instituto da Saúde da UPF.

O representante da Unisol, Ademar Marques, pontua que, desde o ano passado, a entidade vem estabelecendo uma parceria com a UPF e a Be8 e agora estão ampliando as oportunidades para as mulheres por meio desta capacitação do curso de Nutrição. “A ideia é organizar algumas mulheres nos seus territórios para atuarem na área da alimentação. Mas não é qualquer alimentação, é uma alimentação mais saudável, a partir das espécies de frutas nativas. Entendemos que era importante, enquanto Unisol, trabalhar essa questão da nutrição dessas mulheres também como uma oportunidade de geração de trabalho e renda”, afirma.