Notícias UPF

UPF participa das atividades em comemoração aos 20 anos da Feira Ecológica da Coonalter

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

A atividade promovida pela UPF será neste sábado, dia 19 de maio, das 7h às 13h

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos programas e projetos de extensão, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), realiza ações comemorativas aos 20 anos da Feira Ecológica da Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa Ltda (Coonalter). A Feira ocorre aos sábados na Praça Irmã Maria Catarina, na Avenida Brasil, próximo à escola Fagundes dos Reis. A atividade promovida pela UPF será no dia 19 de maio, das 7h às 13h, e também é uma das ações da Semana dos Alimentos Orgânicos. 

A programação do dia 19 abrange oficinas, exposições, apresentações artísticas e ações na área da saúde, envolvendo o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), o projeto Boas Práticas, os grupos Artísticos da UPF, o projeto Rio Passo Fundo, a Residência Multiprofissional Integrada e o curso de Nutrição.

Confira as ações que serão realizadas:

- Oficina: Preparação de microrganismos eficientes; produção de brotos germinados, escolhas de PANCs para sucos verdes, manuseando o saber botânico – NEA; 
- Exposição itinerante de sementes, plantas medicinais, alimentos e produtos orgânicos, durante as feiras e nas unidades interessadas – NEA;
- Exposição Arte e Plantas Medicinais – Projeto Boas Práticas/Cetap;  
- Grupos Artísticos UPF – Circuito Cultural: Núcleo Suzuki de Violinos (10h) e Orquestra de Câmara UPF (11h);
- Projeto do Rio Passo Fundo: Exposição de Fotos (rede) e enquete sobre o Rio – Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS);
- Ação de saúde: Ação de saúde dedicada à prevenção de doenças e à promoção de saúde da comunidade, por meio da realização de: aferições (pressão arterial e glicemia); sensibilização e orientações (alimentação saudável e sustentável, a prática de atividade física, uso racional de medicações, uso de preservativos); distribuições (preservativos, materiais educativos, amostras de preparações saudáveis). Essa ação é uma proposta da Residência Multiprofissional Integrada, da UBS Independente e do Curso de Nutrição.

Sobre a Feira
O anseio de agricultores por trabalharem a terra de maneira sustentável na produção de alimento saudável e orgânico constitui papel fundamental na gênese da Feira Ecológica. A partir disso, a venda desses alimentos aos consumidores na praça foi uma consequência, articulada a um processo de discussão por meio de seminários, fóruns, debates, reuniões a fim de analisar o contexto em que a agricultura familiar se encontrava e buscar estratégias de fortalecimento dessa proposta. 

Fazem parte dessa história as famílias dos feirantes, as entidades parceiras, as articulações com as políticas públicas, pessoas afins e também os consumidores/comunidade.  A primeira Feira ocorreu no dia 4 de abril de 1998, tendo como local de realização a Praça da Mãe, no centro de Passo Fundo. Atualmente, a Feira Ecológica está situada junto à Praça Irmã Maria Catarina, e conta com oito bancas, sendo os seus agricultores feirantes provenientes dos municípios de Carazinho, Casca, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, Três Arroios e Vila Maria. 

A Feira Ecológica é promovida pela Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa Ltda (Coonalter), que congrega os associados e articula diversas ações, como, por exemplo, a realização semanal da Feira, as entregas de alimentos por meios de programas vinculados a políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) atendendo as demandas da merenda escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para entidades assistenciais. Os produtos comercializados na Feira Ecológica são certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia, a fim de cumprir os requisitos legais e de confiabilidade acerca da produção orgânica.  Essa rede é formada por grupos de agricultores da região sul do Brasil, com o intuito de promover a agroecologia e a certificação a um custo viável.