Extensão

Sensibilizando por meio do olhar

11/08/2017

17:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Pellin/Bolsista Extensionista ComSaúde

O Programa de Extensão ComSaúde, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF), está apoiando a exposição fotográfica “Olá, cidade!”, localizada na Confraria das Artes, no Parque da Gare. A exposição, de autoria da fotógrafa e professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) Fabiana Beltrami, é promovida pelo Grupo da Foto, com apoio da Confraria das Artes e da La Idea Comunicação. Na última quarta-feira, dia 9 de agosto, foi realizada uma oficina de sensibilização com uma visita guiada realizada pela professora da FM Cristiane Barelli.

A atividade foi realizada durante todo o dia, com a participação de alunos e professores da Escola de Educação Infantil Branca de Neve. A temática da exposição está relacionada à cidade de Passo Fundo, possibilitando que o público possa olhar a cidade de um jeito diferenciado, de uma forma positiva por meio da fotografia e das artes. Acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF também conheceram o espaço. “É uma narrativa pessoal de Passo Fundo que, além de lugares importantes, mostra detalhes que as pessoas costumam não ver e que marcaram diferentes momentos. A exposição é uma compilação de imagens realizadas desde 2013, de lugares que existem na cidade, alguns locais que foram revitalizados e outros que já não existem mais”, explicou a professora Fabiana.

A mostra conta com uma seleção de 40 imagens, as quais são expostas de modo a respeitar, com a maior proximidade possível, o ângulo de visão com que as fotografias foram registradas. Algumas imagens são acompanhadas de áudios que podem ser conferidos pelo público.

Próxima oficina

Na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto, das 14h às 17h, ocorre uma oficina com estudantes do curso de Medicina, que será mediada pelas professoras extensionistas Cristiane Barelli, Carla Gonçalves e Fabiana Beltrami, onde serão realizadas atividades de comunicação sensível através das imagens.

Neste fim de semana, o público pode conferir a exposição das 15h às 18h30min. A exposição “Olá, cidade!” será encerrada no dia 30 de agosto. Mais informações e agendamento de visitas guiadas podem ser solicitadas por meio do link https://www.facebook.com/GrupoDaFotoPassoFundo/

ComSaúde

O Programa de Extensão ComSaúde é promovido pelos cursos de Medicina, Jornalismo e Artes Visuais, envolvendo seis projetos de extensão nos quais participam outros cursos de graduação da UPF. O programa é coordenado pela professora Cristiane Barelli e visa à promoção da saúde e da qualidade de vida, em diferentes linguagens, primando pela comunicação sensível.

Galeria de Vídeos