Universidade

Seminário internacional debaterá o modelo comunitário na educação superior

03/04/2018

14:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Evento acontece na UPF nos dias 7 e 8 de maio, com debates que abordam o conceito de universidade comunitária, financiamentos, estudos e pesquisas sobre o modelo, além de uma reflexão sobre a visão de futuro

No intuito de promover a compreensão do modelo comunitário e a sua importância para a expansão da educação superior com qualidade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe, nos dias 7 e 8 de maio, o seminário internacional “O modelo comunitário na educação superior: uma visão de futuro”. Iniciativa da UPF em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o evento contará com autoridades no tema, que abordarão o conceito de universidade comunitária, as alternativas e perspectivas em financiamentos, estudos e pesquisas que foram desenvolvidas sobre o tema, além de promover uma reflexão projetando uma visão de futuro. A abertura oficial será no dia 7 de maio, no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF.

Pensando as universidades comunitárias

O seminário surgiu a partir da Rede Grupo de Pesquisa Identidade x Imagem Institucional das universidades comunitárias do sul do Brasil, que congrega instituições como a UPF, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Institute of Education/University College London (IoE/UCL) e vem estudando profundamente o modelo comunitário de educação superior.

O evento reúne reitores e gestores das instituições comunitárias de ensino superior, membros do Comung e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), representantes da Secretaria de Educação e do Ministério da Educação, pesquisadores e estudantes. Por meio de painéis, mesas temáticas e debates, serão apresentados o modelo comunitário com ênfase em como é o modelo e sua origem, a legislação que rege as universidades comunitárias e os conceitos que podem auxiliar os gestores a aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

A programação conta com as explanações do reitor da UPF, presidente do Comung e um dos organizadores do evento, José Carlos Carles de Souza; além de outros representantes do Comung, do Ministério da Educação, da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), da Acafe e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Temas como a história das universidades comunitárias, alternativas e perspectivas de financiamento para alunos dessas instituições estão entre os assuntos abordados. Além disso, haverá a apresentação de estudos relacionados ao modelo comunitário, que serão relatados por pesquisadores mediados pelo estudioso Tristan MCCowan, do Instituto de Educação de Londres.

Inscrições

A intenção, com a realização do Seminário internacional, é pensar o modelo comunitário como alternativo e válido para a expansão do ensino superior com qualidade. As inscrições para participar do seminário internacional são gratuitas e podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, dia 5 de abril, até o dia 3 de maio, pelo site upf.br/eventos.