Universidade

Promoção à saúde e longevidade: aula inaugural do Creati reúne mais de 300 pessoas

12/04/2024

09:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Evento que marcou oficialmente o início das atividades de 2024 teve participantes de Carazinho, Lagoa Vermelha e Passo Fundo

Para além de oficinas que promovem saúde e bem-estar, o Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) realiza atividades que visam troca de conhecimentos, reencontros e muita alegria entre os participantes. Entre elas, está a aula inaugural, que marca oficialmente o início do semestre letivo. A edição de 2024 foi realizada nessa quarta-feira, 10 de abril, no Campus I da UPF. Ao todo, estiveram presentes mais de 300 participantes de Carazinho, Lagoa Vermelha e Passo Fundo.

O encontro teve como palestrante convidada a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que conversou sobre promoção à saúde e longevidade. “Esse tema é amplo, cabe muita coisa dentro dele, mas eu tenho certeza que vocês sabem e vivem muito daquilo que eu vou falar. Então, por que estou aqui para falar sobre isso, se vocês já sabem? Porque nós somos seres complexos, somos seres com muitas dimensões, com muitas coisas na nossa cabeça, nas nossas relações, e nem sempre aquilo que a gente sabe, a gente consegue colocar em prática. Então, precisamos repetir, precisamos conversar sobre isso para ir introduzindo hábitos melhores nas nossas vidas”, iniciou a reitora.

Durante sua fala, a reitora, que é enfermeira por formação e doutora em saúde pública, fez uma reflexão sobre o documentário “O Segredo das Zonas Azuis”, que mostra diversos lugares do mundo com alto índice de pessoas com idades centenárias. A professora destacou alguns tópicos que a ciência apresenta sobre esse tema, entre eles, o hábito de manter-se em movimento, ter atenção às escolhas dos alimentos, assim como manter o vínculo com familiares e amigos e viver em comunidade.

“Esses são os segredos, entre aspas, da longevidade, que aparecem no documentário e também questões que aparecem na nossa literatura. Desejo muito que cada um de vocês possa refletir sobre isso e buscar encontrar sentido também para essas questões e para a vida de vocês para que nós possamos logo, logo, ser mapeados pelos estudiosos como uma zona azul também, que seja a zona azul da nossa vida, da nossa família, da nossa comunidade, do nosso Creati”, destacou a reitora.

A aula inaugural teve apresentações artísticas do Grupo de Danças Pupilas da Aldeia e dos grupos de coral do Creati de Carazinho e Passo Fundo. Para encerrar o encontro, a atriz Tina Schell fez uma participação especial com sua personagem Sulete, que interagiu e alegrou os participantes. Marcaram presença no encontro, a presidente do diretório acadêmico do Creati, Neusa Emília Hoffmann; o fundador do Creati, Agostinho Both; o diretor de Negócios, Formação Continuada e Relação com a Sociedade da UPF, Julcemar Zilli; e o diretor do Instituto da Saúde, Fabiano Chiesa.

O coordenador do Creati, Diego Piva, agradeceu a presença de todos e pontuou a importância de promover atividades de confraternização, que vão além das oficinas. “Para se ter uma longevidade ativa e saudável, temos muitos caminhos e um deles é o que vocês fazem, participando das nossas atividades. A gente agradece a presença de todos vocês neste encontro, porque as oficinas são importantes para a saúde, mas encontros como esse e outras confraternizações que nós promovemos também representam qualidade de vida e bem-estar. É muito bom ver a nossa casa cheia, isso mostra que estamos no caminho certo”, comentou o Diego.